terça-feira, 18 de outubro de 2011

Maravilhosas imagens do espaço

Esta é a vista com uma perspectiva de três dimensões da superfície de Vênus. A imagem computadorizada foi feita com base nos dados coletados da aeronave norte-americana 'Magellan', lançada ao espaço em 1989 com o objetivo específico de viajar a Vênus. A imagem combina diferentes cores da aeronave soviética 'Venera 13 e 14', lançada pela Nasa em março de 1991. 
 Indiscutivelmente uma das maiores histórias de sucesso da Nasa foi o telescópio 'Hubble', que deu aos cientistas um novo olhar sobre o espaço e sobre as origens do universo. ''O telescópio capturou imagens de galáxias diferentes, incluindo um objeto celestial que se assemelha a uma delicada borboleta.
 Após 50 anos desde que o astronauta Yuri Gagarin realizou com sucesso a primeira viagem do hoem ao espaço, a tecnologia melhorou muito. Os ônibus espaciais foram as primeiras naves elaboradas para poderem ser reutilizadas.
 Em 1977, a aeronave 'Voyager' foi lançada para explorar os planetas fora do sistema solar. Este desenho mostra uma das partes gêmeas na aeronave. Em 2003 as suas naves completaram 8,4 bilhões de milhas percorridas depois do Sol. Elas estão agora fora do sistema solar, mas continuam a mandar imagens extraordinárias e informações valiosas para nós. Elas têm energia elétrica suficiente para continuarem a operar até 2020.
 O telescópio 'Hubble' foi responsável por esta imagem impressionante. Ele mostra um alto pilar de três luzes formados por gás e areia envolvidos por um feixe de luz proveniente do brilho de algumas estrelas próximas. Esse agrupamento foi chamado de Nebulosa Carina, localizada a 7500 anos luz da Terra.
 Dois anos após a primeira pessoa ter sido enviado ao espaço, esta fotografia foi tirade pelo astronaut Leroy Gordon de sua aeronave 'Faith 7', durante o 22º dia de órbita. A fotografia data de 16 de maio de 1963 e foi uma das primeiras a mostrar a curvatura da Terra.
 A imagem de Netuno, o ultimo planeta oficial de nosso sistema solar, foi tirada na passagem do dia 16 para 17 de agosto de 1989, período em que o 'Voyager 2' fotografou continuamente o planeta. Essa fotografia mostra duas formações nebulosas: uma maior e oval à esquerda e outra menor e oval à direita.
 Esta fotografia foi tirada durante a missão 'Gemini 7' de dezembro de 1965. Ela mostra ondas de nuvens espalhadas ao leste das montanhas dos Andes, sendo iluminadas pela luz laranja do sol a oeste. Um dos astronautas dessa missão foi James A. Lovell, que depois seria mundialmente lembrado por sua frase histórica: "Eu entendo o quanto nós somos insignificantes, frágeis e afortunados por termos um corpo que nos permita admirar o céu, as árvores e a água. Tudo fora daqui parece tão forte".
No dia 8 de junho de 1965, os humanos experimentaram as maravilhas do espaço pela primeira vez. Nesta fotografia, o astronauta Ed White saiu da cápsula 'Gemini 4'. A fotografia foi tirada pelo parceiro de White, James McDivitt, com uma câmera modelo Hasselblad.

4 comentários:

  1. Qto mais o homem tenta provar o Big Bang, mais se aproxima das grandezas de Deus.

    Maravilhoso post

    Abraço Aline

    ResponderExcluir
  2. Nós sentimos um grãozinho de areia perto deste universo maravilhoso, não é? Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.