terça-feira, 27 de setembro de 2011
Toda terça tem no TRIBARTE questões de Artes em vestibulares.
Questão 01
Fenômeno da cultura de massa atual de difícil
caracterização como um gênero bem definido, a assim
chamada música sertaneja abriga alguns dos artistas mais
bem sucedidos comercialmente no Brasil. A esse
respeito, podemos afirmar que
01) alguns críticos musicais ortodoxos acusam-na de ser
um produto da indústria cultural sem vínculos
profundos com a autêntica música caipira.
02) uma das dificuldades para definir a que tipo de
gênero a música sertaneja corresponde está no fato de
que, apesar do nome, muitos dos assuntos abordados
por ela não têm a vida rural como cenário e motivo.
04) as canções sertanejas, em termos estritamente
musicais, são apenas execuções com instrumental
eletrônico de melodias e de ritmos elaborados pelos
tradicionais músicos caipiras.
08) a característica mais proeminente e original do
fenômeno sertanejo é sua dificuldade de incorporar
melodias e temáticas que foram criadas no interior de
outros gêneros musicais.
16) seja pelos instrumentos musicais que emprega, seja
pelos assuntos abordados nas letras, seja, ainda, pelo
público a que se destina, o sertanejo não pode ser
compreendido sem referência ao processo de
globalização da cultura.
Questão 02
Os dois textos abaixo são trechos de canções do cantor e
compositor carioca Erasmo Carlos.
“Meu bem às vezes diz / que deseja ir ao cinema / eu
olho e vejo bem / que não há nenhum problema / e digo
não por favor / não insista e faça a pista / não quero
torturar meu coração / garota ir ao cinema / é uma coisa
normal / mas é que eu tenho / que manter a minha fama
de mau (...) meu bem chora chora / e diz que vai embora /
exige que eu lhe peça / desculpas sem demora / eu digo
não por favor / não insista e faça a pista / não quero
torturar meu coração / perdão à namorada / é uma coisa
normal / mas é que eu tenho / que manter a minha fama
de mau.” (“A minha fama de mau”. Disco: A pescaria –
1965).
“Dizem que a mulher / é o sexo frágil / mas que mentira
absurda / eu que faço parte / da rotina de uma delas / sei
que a força está com elas (...) vejam como é forte / a que
eu conheço / sua sapiência / não tem preço / satisfaz meu
ego / se sentindo submissa / mas no fundo / me
enfeitiça.” (“Mulher (sexo frágil)”. Disco: Mulher –
1981).
Essas passagens expressam uma vivência pessoal do
artista, seu amadurecimento e a ampliação de sua visão
do mundo. Mas, também, indicam a influência de vários
processos históricos em curso que afetaram a música
brasileira. A esse respeito, assinale o que for correto.
01) A primeira canção, ao mencionar o desejo feminino
de ir ao cinema e a figura do macho controlador,
sugere uma aproximação com os temas e os valores
então dominantes em numerosos filmes
hollywoodianos voltados para o grande público
adolescente.
02) Entre a canção de meados dos anos 60 e a de início
dos anos 70, há uma inversão parcial dos papéis
ativos do homem e da mulher, embora o compositor
mantenha a ideia de que há alguma quota de
manipulação nas relações amorosas.
04) As canções acima mencionadas não são
representativas das principais tendências da música
popular brasileira de massas, pois essas valorizam
predominantemente relações igualitárias entre
homens e mulheres.
08) O aprofundamento das lutas feministas a partir dos
movimentos de contestação desencadeados em
meados dos anos de 1960 na Europa e nas Américas
constitui um pano de fundo significativo do período
compreendido entre uma e outra canção.
16) O autor é um dos mais conhecidos artistas ligados ao
movimento da Jovem Guarda, que tinha, nas
inseguras relações amorosas adolescentes, um dos
seus principais filões temáticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.