terça-feira, 20 de setembro de 2011
Toda terça tem no TRIBARTE questões de Artes para concursos.
01. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que, no
ensino da Arte, os conteúdos estejam organizados para atender aprendizagens cada vez mais complexas. Para isso, o
conjunto de conteúdos deve estar articulado por intermédio
de ações em três eixos norteadores, a saber:
(A) selecionar, compartilhar e articular
(B) copiar, analisar e experimentar
(C) produzir, apreciar e contextualizar
(D) imaginar, interpretar e identificar
02. Segundo Ana Mae Barbosa, vivemos em uma “civilização das imagens”. A imagem é, hoje, um componente central da comunicação e, por isso, faz-se necessário educar o olhar dos alunos.
De acordo com essa afirmativa, o professor deve possibilitar atividades que conduzam à:
(A) reflexão sobre as imagens nos aspectos das formas e
à utilização das cores
(B) compreensão da gramática visual e ao pensamento
crítico sobre as imagens
(C) interpretação dos códigos visuais e à leitura correta das
imagens
(D) observação de imagens e à prática de leitura espontânea
03. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais,
na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, e a aquisição do conhecimento em Arte concentrava-se predominantemente na:
(A) transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes
(B) experimentação de técnicas utilizadas por artistas de
vanguarda
(C) valorização do processo criador individual e coletivo
dos alunos
(D) interação entre a vida escolar e as manifestações artísticas da sociedade
04. Os historiadores de arte situam o início da pintura moderna,
no século XIX, a partir do movimento artístico denominado
Impressionismo, quando um grupo de pintores sai dos estúdios para pintar ao ar livre. Esse movimento tem como principais características:
(A) perspectiva e composição equilibrada
(B) tecnologia e efeitos de luz
(C) observação e percepção sensorial
(D) religiosidade e figuras idealizadas
05. “Minha obra é um manifesto. Não escrevo: não sou político. Não procuro fazer escultura: procuro formas para o meu grito.”
Essa afirmação pertence a um escultor contemporâneo, ligado à natureza brasileira, cujo trabalho consiste em usar, muitas vezes, madeiras queimadas, dando-lhes vida outra vez, através de sua obra.
Esse artista é:
(A) Vasco Prado
(B) Francisco Stockinger
(C) Caciporé Torres
(D) Frans Krajcberg
06. “Somos todos artistas” é uma afirmação advinda do pensamento modernista que influenciou o ensino da Arte nas escolas brasileiras até o começo dos anos 80 e relaciona-se ao princípio pedagógico denominado:
(A) estruturação racional
(B) livre-expressão
(C) crítico-histórico
(D) reflexão criativa
07. O Renascimento foi um movimento da História, nos séculos
XV e XVI, em que ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes e das ciências.
Em relação à pintura, o Renascimento confirmou três conquistas que os artistas do último período Gótico já haviam alcançado. São elas:
(A) ilusionismo, geometria e representação de detalhes
(B) padronização das figuras, domínio das técnicas e
iluminura
(C) perspectiva, uso do claro-escuro e realismo
(D) harmonia cromática, simplificação das imagens e lei
da frontalidade
08. Andy Warhol fez parte de um movimento artístico denominado Pop Art que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1960, alcançando grande repercussão internacional. A proposta desse movimento era:
(A) expressar emoções e interpretar angústias humanas
(B) romper barreiras entre arte e vida comum
(C) a s s o c i a r c r i a ç ã o a r t í s t i c a e
m a n i f e s t a ç õ e s do subconsciente
(D) simplificar formas de figuras e empregar cores puras
Gabarito - 01 C 02 B 03 A 04 C 05 D 06 B 07 C 08 B
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