quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A arte de fazer um perfume exclusivo, sob encomenda


Ter alquimistas a serviço de sua marca pessoal é sofisticação moderna comparada apenas à dos antigos faraós, cujos sacerdotes criavam óleos especiais para refrescá-los do calor do Egito, nos idos de 2.000 a.C. Muito antes da arte daperfumaria imortalizar-se no renascentismo francês.

Atualmente, as fragrâncias sob encomenda são produzidas por perfumistas requisitados, como JoAnne Bassett, Lyn Harris, Laurice Rahme, os laboratórios L´Art Olfactif e Fueguia, e o francês Nicolas de Barry, sociólogo e cientista político que iniciou sua carreira no Brasil como perfumista de celebridades do jet set nacional e hoje atende a famílias reais na França.


Cada especialista segue um método para desenvolver suas fragrâncias personalizadas. Barry, por exemplo, comprou o Castelo de Frileuse, na região de Blois, no Vale do Loire (França), para hospedar seus clientes e dar-lhes tempo para conhecer e experimentar as diferentes famílias de perfumes eóleos essenciais de suas fragrâncias 100% naturais. Entre elas, notas raras de Madeira de Agar, Rosa de Grasse e de Criméia e Ylang de Mayotte.

É lá também que ele trabalha em seu ateliê e jardim de aromas. Algumas semanas depois do encontro, Barry apresenta a primeira mostra do perfume, e vai aprimorando até chegar ao produto final, cuja fórmula, de propriedade do comprador, sai por aproximadamente 10 mil euros (R$ 22.900). 
Foto: DivulgaçãoAmpliar
O cliente vai ao laboratório da Fueguia e escolhe suas preferidas entre 124 notas
Já o laboratório de Fueguia, na Patagônia argentina, possui dois modelos de “custom blend”. Na primeira opção, o cliente vai à empresa para experimentar e escolher suas preferidas ente 124 notas. Só então osperfumistas criarão uma mistura com quatro das eleitas. “Outra possibilidade é o desenvolvimento de uma fragrância mais complexa a partir do zero”, explica Julian Bedel, diretor da empresa.
Neste caso, de uma paleta com 2.200 ingredientes é possível selecionar de 50 a 150 deles, muitos dos quais são destilados com exclusividade, como o Mata Negra, o Snuff, o Palo Santo, a Caven Acacia e a Orange Blossom.

O trabalho pode levar de um mês a um ano, e a direção de arte das criações fica a cargo de Bedel juntamente com diferentes perfumistas do laboratório, em Grasse, na França, como Chambert Claire. "Gostamos de trabalhar com uma equipe em todas as fragrâncias. Os resultados são sempre melhores desta forma."
O blend personalizado da Fueguia custa a partir de US$ 180 (R$ 319,59) e o cliente recebe um frasco de 50 ml de perfume. A fragrância ainda pode ser aplicada em velas, sabonetes ou difusores. "Ao contrário dos milhares de dólares que custa fazê-lo em boutiques, nossa ideia é criar perfumes acessíveis para que se possa fazer mais de um, dependendo da estação do ano, do humor e do que você quer transmitir”, diz Bedel. “É chato passar a vida com uma única fragrância", completa.

Estilos e aromas

Especialista em perfumaria e cosméticos, a autora do libro “Brasilessência: A Cultura do Perfume” e do “Guia de Perfumes”, Renata Aschar, comenta como é difícil sugerir fragrâncias para homens e mulheres, já que depende do perfil de cada um. “Com a ajuda do perfumista as pessoas não ficam confusas diante de tantas opções porque são entrevistadas por ele que conhece a classificação universal das famílias olfativas, divididas em críticas, frutais e assim por diante, com aproximadamente três mil notas”, diz. “Porém, uma fórmula raramente leva mais do que 50 ingredientes”, completa.
Em seu Guia de Perfumes, Renata apresenta um teste aos leitores para descobrir suas preferências, e a resposta os direciona para um estilo, que pode ser romântico, moderno, sedutor, e para cada um há famílias olfativas adequadas. “Uma mulher moderna prefere perfumes leves, cítricos, aromáticos e frescos. Nesse caso, optaria por notas cítricas, frutadas ou de lavanda. As mulheres sedutoras preferem as encorpadas, como baunilha e madeira.”

A especialista diz que não há no País perfumistas de customização como em outros países devido a complexidade do negócio. “Fazer um quilo de fragrância de rosas, por exemplo, custa 16 mil euros, pois é preciso três toneladas de pétalas.”

Negócio
Foto: DivulgaçãoAmpliar
As fragrâncias criadas por Lyn Harri são entregues em um frasco personalizado
Mais reservada quanto ao processo de personalização de perfumes, a especialista Lyn Harris criou a linha Bespoke Fragrance. O interessado passa um dia em seu laboratório ou pode encomendar na loja Miller Harris, em Londres. A fragrância é entregue em um frasco personalizado e o cliente também pode pedir por velas e cremes com as mesmas notas aromáticas.
Em Londres, Jo Malone é outra referência na combinação de fragrâncias. Ela começou criando essências e óleos de banho em casa e, nos anos 90, passou a fabricar artesanalmente seus produtos com elementos da natureza. Suas fragrâncias frescas como a Lime Basil e Mandarin podem ser combinadas entre si e ela ensina suas clientes, inclusive celebridades brasileiras, como fazê-lo. Em seu site há vídeos com tutoriais orientando como combinar as essências de dia, noite e ocasiões especiais. Cada uma custa, em média, 70 euros (R$ 169,50). Um mix de três fragrâncias sai por cerca de 200 euros (R$ 484,28). 

Radicada nos Estados Unidos, a francesa Laurice Rahme, ex- Lâncome, Annick Goutal e American Creed, também customiza suas fragrâncias de acordo com o cliente. Basta ir a uma das lojas da marca Bond nº 9, fundada por ela e com unidades em Nova York, Londres, Dubai, Russia, Japão, Paris e Canadá.
Na brasileira L’Art Olfactif, criada por dois franceses, o cliente pode encomendar criações pessoais com base em algumas variações olfativas pré-existentes. Entre as opções estão complexos perfumes florais como a Loyal Lust, harmonizada com jasmim e lírio, ou o Samson, mais masculino, com saída cítrica e amadeirada. O preço depende do projeto.

Na Califórnia, produzir "sua essência" é a proposta de JoAnne Bassett, que defende a perfumaria botânica em perfumes customizados, inclusive para presentes. O cliente escolhe as notas em uma cartela com essências base, médias e tops, e vai criando junto à perfumista os blends que melhor traduzem sua personalidade ou finalidade de encantar, sonhar ou lembrar.
Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.