terça-feira, 23 de agosto de 2011

O primeiro currículo, não dá para esquecer!

Não precisa ser como um cartaz feito por Lautrec, mas o fato é que necessita ser atraente! Pois assim como você, milhares de pessoas também estão entregando os seus currículos, e entre tantos torna-se necessário fazer alguma diferença.
Não sou expert no assunto, mas busquei auxílio para postar algo a pedido de um grande amigo. Segue a dica:

Modelo
Se você veio aqui apenas atrás do modelo de currículo, clique no link abaixo e faça o download. Mas recomendo a leitura do artigo até o final pois não adianta nada você ter um modelo se não souber como utilizá-lo.
Já existem muitos modelos prontos por aí. Meu objetivo hoje não é reinventar a roda e por isso vou disponibilizar aqui uma modificação do melhor que eu encontrei. Ele foi feito pelo Augusto Campos, autor do blog Efetividade.net, e alterado por mim para se adequar mais à realidade dos nossos leitores.
  • Formato Word – Download de modelo de currículo em formato DOC (Word), exportado, para edição.
Experiência não é tudo
Fazer um currículo não é uma tarefa difícil. Difícil é fazer com que o seu currículo seja atraente para os selecionadores das vagas que você vai concorrer. Eles buscam pessoas que já tenham alguma experiência. Mas como conseguir o seu primeiro emprego se para isso já é preciso ter alguma experiência?
Se você nunca trabalhou, ainda assim seu currículo pode ser atraente para muitas empresas (mesmo para as que já pedem alguma experiência). O que muitas pessoas não sabem é que a experiência acadêmica e as qualificações técnicas contam muito na hora de selecionar um “novato”.
Se, mesmo sem nunca ter trabalhado antes, você conhecer algumas ferramentas (tal como Excel, DreamWeaver, etc) ou já precisou fazer, por exemplo, um modelo de negócio para um trabalho da faculdade, você tem experiência. Quando as empresas buscam novatos, elas querem que ele já tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto para que assim, possa aprender mais rápido o que falta ser aprendido.
“Novatos? Pensei que as empresas só buscassem pessoas experientes!”
Nem sempre… Quando a empresa está com pouco dinheiro em caixa e precisa aumentar a sua mão-de-obra, opta por contratar pessoas menos qualificadas pagando menos. A maioria das vezes são estagiários.
Invista em si mesmo
Não fique parado. Se você busca adquirir experiência, busque antes adquirir conhecimento. Aproveite o tempo livre para fazer cursos e  frequentar palestras. Leia livros técnicos, tutoriais na internet, etc. Enfim, tudo o que você puder buscar para aumentar a sua gama de conhecimentos/qualificações. Tudo isso você irá colocar no seu currículo e com certeza fará diferença na hora de concorrer com outros candidatos que tem seus currículos vazios, preenchidos apenas com a sua formação acadêmica.
Saiba quem procurar
Ter bons contatos é uma ótima forma de aumentar as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado. Quanto melhor colocada a pessoa que você tiver contato, maior a sua chance.
Você já ouviu falar em networking? Recomendo a leitura desse artigo que eu escrevi a algumas semanas atrás.
Para finalizar, a minha dica é: não fique parado. Meu avô sempre dizia: com paciência e força de vontade, tudo é possível. Até hoje não tive nada que me provasse o contrário.
Quer mais dicas de preenchimento?
Temos um outro texto que dá outras valiosas dicas de preenchimento para pessoas que nunca trabalharam e querem valorizar mais o seu currículo. Clique aqui e acesse o texto.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação que é muito importante para mim.