Um retrato que o pintor espanhol Pablo Picasso pintou em 1935 superou as expectativas dos especialistas e foi vendido nesta terça-feira, na Christie's, por mais de 15 milhões de euros (R$ 34,2 milhões), em um leilão dedicado a obras de arte impressionista, moderna e contemporânea da coleção do galerista suíço Ernst Beyeler.
"Jeune Fille Endormie" é um retrato íntimo de Marie-Térèse Walter, que Picasso conheceu em 1927 quando ele tinha 45 anos e ela, 17.
A jovem foi modelo em diversas obras do pintor e também sua amante. Poucos anos depois do primeiro encontro, o casal passou uma temporada no Château de Boisgeloup, nos arredores de Paris, e essa mudança de ares trouxe um período de intenso frenesi artístico no qual Picasso produziu algumas de suas melhores obras.
Executado em cores vivas e pinceladas expressivas, o quadro leiloado foi adquirido pela primeira vez logo após ser pintado pelo filho do magnata da indústria automobilística Walter Chrysler.
A obra passou unicamente por duas coleções privadas desde então e, em 2010, foi cedida à Universidade de Sydney, na Austrália, por um doador anônimo sob a condição de que os lucros de sua venda fossem dedicados à pesquisa médica.
Obs.: Maravilhosa ideia reverter o lucro de uma obra de arte em pesquisas que poderão salvar a vida de muitas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.