A | o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. |
B | A organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. |
C | aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. |
D | os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. |
E | a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial. |
7 – SIMULADO ABERTO NACIONAL UNESP 2010
O texto a seguir foi extraído de uma matéria sobre o artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980), “sinônimo de arte experimental de primeiríssima qualidade”. Leia-o para responder.
Marginal ao mercado de arte, Oiticica pouco vendeu quando vivo. Se essa situação causou desconforto à existência material do artista, foi benéfica para a sobrevida de seu trabalho. Sem dinheiro para executar tudo o que imaginava, registrou em anotações precisas o que criava, garantindo a possibilidade de as obras serem executadas no futuro, em condições mais favoráveis, mesmo em sua ausência, (...)
Cuidados premonitórios. Essas instruções manuscritas em infindáveis cadernos e datilografadas em milhares de páginas avulsas, garantiram a perenidade de sua obra, materialmente muito frágil. Hélio não usou mármore. Usou algo mais durável: a palavra, a ideia. Esses cadernos e anotações são fontes inestimáveis para historiadores e curadores. São incontornáveis pontos de partida para exposições que estão trazendo para o mundo das coisas e para o público o que era até então impalpável e restrito ao mundo das ideias.
(Angélica de Moraes, “A dimensão do marginal”.
Revista Bravo! Ano 6, nº 6, p. 46)
De acordo com o texto é possível afirmar que Hélio Oiticica:
A | foi um marginal com grandes dotes artísticos, que não vendeu obras porque apenas as imaginou, sem concretizá-las. |
B | garantiu a sobrevivência de suas ideias, escrevendo para seus seguidores orientações precisas sobre o modo como deviam tratar sua obra, que era muito frágil. |
C | tinha dons premonitórios e por isso, ao sentir a proximidade da morte, preocupou-se em escrever instruções precisas sobre o destino que se deveria das a suas obras. |
D | não tinha recursos para produzir todas as obras que imaginava, por isso fez anotações que, posteriormente, permitiram que suas ideias fossem concretizadas e apresentadas ao público. |
E | trabalhava com materiais mais frágeis do que o mármore, por isso só chegam até nos textos que ele escreveu sobre sua obra. |
Nossa,não acredito que cai no ENEM uma questão que eu saiba,já aprendi isso na escola!!(risos) Carola , aluna Único 1701
ResponderExcluirAprender é muito importante porque nos prepara para a vida! Bjs.
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