Você acertou!!! Quem fez a obra foi Mikhail Larionov.
Fantástica a sua percepção sobre a obra Raionismo vermelho de 1911.
Segue a música da campeã.
Vídeo sobre o Raionismo russo.
E alguns conceitos sobre a arte russa para ler.
VANGUARDAS RUSSAS
O ambiente artístico da Rússia nos anos anteriores à Revolução de 1917
era de uma efervescência impressionante. A cada dia surgia um novo movimento de vanguarda, um novo manifesto era lido nos bares de Moscou, frequentados por jovens artistas. Constituíram a Vanguarda Russa as seguintes vertentes artísticas: Raionismo,Suprematismo,
Construtivismo e Não-Objetivismo.
era de uma efervescência impressionante. A cada dia surgia um novo movimento de vanguarda, um novo manifesto era lido nos bares de Moscou, frequentados por jovens artistas. Constituíram a Vanguarda Russa as seguintes vertentes artísticas: Raionismo,Suprematismo,
Construtivismo e Não-Objetivismo.
"Composição Raionista Dominada por vermelho" Mikhail Larionov, 1912-13 |
RAIONISMO - O Raionismo de Mikhail Larionov e sua esposa Natalia Goncharova consistia em formas de linhas convergentes ou divergentes a um ponto, partindo da natureza e com supremacia da cor. Mikhail Larionov lançou o manifesto Raionista em 1923.
"Quadrado Preto Sobre Fundo Branco" Kasimir Malevitch, 1915 |
SUPREMATISMO - O Suprematismo, da cor pura e da forma, foi criado por Kasimir Malevitch e a sua geometria tinha a linha como a forma suprema, revelando a ascendência do homem sobre o caos da natureza, e o quadrado - inexistente na natureza - era o elemento suprematista básico. Kasimir Malevitch em 1915 criou o "Quadrado preto sobre fundo branco", no qual o quadrado estava cheio de ausência de objetos, e em 1918 o "Quadrado "branco sobre o branco" - a ausência da ausência -, no qual o quadrado branco seria a vontade humana fundindo o homem com o infinito.
"Monumento à Terceira Internacional" Vladimir Tatlin, 1919 |
"Composição Vermelho Dominante" Alexander Rodchenko, 1918. |
NÃO-OBJETIVISMO - O Não-Objetivismo de Alexander Rodchenko, movimento que ocupara uma posição intermediária entre o Construtivismo e o Suprematismo, participando moderadamente do entusiasmo do primeiro pela mecânica e da preocupação do segundo com a busca da sensibilidade pura. Essas experiências foram interrompidas subitamente no começo dos anos 1920, quando a política artística do estado soviético sofre brusca mudança, com o fechamento dos ateliês de vanguarda.
Obs.: Espero que tenha gostado.
Muito obrigada por sua participação!!!
Você é especial!!!
Obrigada Aline !
ResponderExcluirAmei os vídeos e aprendi muitas coisas...
Beijos Aline.
Eu é quem agradeço por ter uma participante norteada por ARTES no TRIBARTE!
ResponderExcluirGrande abraço.