“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”
Pablo Picasso, um dos maiores pintores do século XX, passara pela Primeira Guerra Mundial sem que se deixasse inquietar por ela. Quando a guerra civil deflagrou no seu país, deixou a neutralidade costumeira e solidarizou-se com os republicanos.
A tragédia de Guernica chegou ao pintor, em maio de 1937, quando os jornais publicaram fotografias do bombardeamento da aldeia. Picasso sentiu-se profundamente tocado pelo derramamento de sangue do povo basco. Da tragédia, surgiu a inspiração para pintar a mais terrível e genial das suas obras.
Fechado no seu atelier de Paris, o artista criou 45 estudos preliminares, resultando num painel de 3,50 m x 7,82 m, pintado a óleo, nas cores preta, cinza e branca; ao qual chamou “Guernica”, feito para ser posto em frente ao pavilhão espanhol da Exposição internacional de Paris de 1937.
Exposta pela primeira vez a 4 de junho de 1937, menos de dois meses após o bombardeamento, a obra era um tenaz registro daquele momento tétrico da história espanhola. O painel trazia uma carga emotiva que inquietava as pessoas, com imagens sombrias, rompendo com qualquer efusão lírica.
Nu azul 1902 – Pablo Picasso. Conhece-se como período azul de Picasso o que decorre aproximadamente entre 1901 até 1904: este nome provém da cor que domina a gama cromática das pinturas, e tem a sua origem no suicídio do seu amigo Carlos Casagemas a 17 de fevereiro de 1901, que o deixou cheio de dor e tristeza.
O velho Guitarrista datada de 1903, Quando o assunto de esquemas de cores monocromáticas vem à baila, eu acho que o “período azul” de Picasso é um excelente exemplo desse período.
"O Old Guitarist", de Pablo Picasso foi uma das mais famosas obras de seu período azul, que foi tragicamente desencadeada pelo suicídio de um amigo próximo de apenas 20 anos de idade na época, obras de arte do período azul de Picasso são um retrato impressionante de emoções complexas, utilizando uma paleta limitada de azuis e verdes escuros. Um grande mestre do século XX.
Os retratos de Pablo Picasso das mulheres expressavam a paixão que sentia por elas. Essa sensualidade é fortemente veiculada nas linhas convencionais, nas cores vibrantes e prolíficas de “No Rest”. Um visionário que foi co-fundador do cubismo e amplamente influenciador da arte do século 20, Picasso criou 20 mil desenhos, pinturas, esculturas e gravuras.
Fonte:Código da cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação que é muito importante para mim.