Poucos brasileiros conhecem a arte e a artista russa Natália Goncharova. Seus quadros têm sido leiloados por quantias vezes superiores à estimativa dos administradores de arte.
Natália Sergeevna Goncharova (1881-1962), viveu durante a pré-revolução russa e foi nesta realidade sócio-cultural que se desenvolveu. De tendência cubo-futurista – escola russa, que combinava o cubismo francês e o futurismo italiano –, Goncharova foi também profundamente influenciada pelos aspectos primitivos da arte popular de seu país.
Colheita de maçãs (1909)
$9.8 milhões na Christie's (Londres - jun./2007) - do Art Info
Natália Goncharova – Colheita de vinho (1911)
No princípio de sua carreira, a artista estava mais preocupada com a pintura dos ícones e primitivismos de seu povo. Mas o que a tornou famosa foi sua obra futurista, como o Ciclista, e suas posteriores obras raionistas.
Ciclista (1913)
do Wikipédia
O raionismo foi um tipo de arte abstrata, desenvolvida por Gonchorova e Mikhail Larionov (seu marido), que pretendia avançar nas formas espaciais, a partir da interseção de raios refletidos de múltiplos objetos e formas. Os artistas buscavam a essência da pintura, através da combinação de cores, saturação, relação das massas de cor, profundidade e textura.
As flores (1912)
Obra estimada em $6.9 a $8.9 milhões
do Art Observe
Paisagem (1915-1916)
do ArtNet
O mercador de laranjas (1916)
do ArtNet
Banhistas (1916-1918)
do ArtNet
No raionismo da arte de Gonchorova, um raio é representado provisoriamente na superfície por uma linha colorida.
Agora, se nós não nos preocuparmos com os objetos em si, mas com as somas dos raios a partir deles, podemos construir uma imagem da seguinte forma: a soma dos raios de um objeto cruza a soma dos raios do objeto B, no espaço entre eles certa forma aparece, e esta é isolada pela vontade do artista.Percepção, não do objeto em si, mas da soma de seus raios, está, por natureza, muito mais perto da superfície simbólica da imagem do que é o próprio objeto. Isso é quase o mesmo que a miragem que aparece no ar ardente do deserto e representa cidades distantes, lagos e oásis no céu (em casos concretos). Raionismo apaga as barreiras que existem entre a superfície da imagem e da natureza.
Espanhola (1918)
do ArtNet
Espanhola (1918)
do ArtNet
Mantilha espanhola (1920)
do ArtNet
"Danseuses espagnoles" (1918)
do ArtNet
Além de pintora, Gonchorova foi figurinista, escritora, ilustradora e cenógrafa. Trabalhou desde a pintura a óleo ao design têxtil. A partir da adolescência, alguns de seus principais trabalhos foram feitos para o teatro, projetando cenários e figurinos para o Ballet Russo de Diaghilev.
Costume design para uma camponesa (1914)
Costume espanhol (19146)
Guache (1930)
do Art Info
Goncharova era uma radical, tanto na arte quanto na vida:
- viveu com Mikhail Larionov durante décadas, casando-se somente em 1955. Ainda assim devido à questões de herança;
- Larionov, interessando em tatuagens, pintava seus corpos e de amigos, com imagens, palavras ou frases ofensivas, e saiam desfilando pelas partes ricas da cidade, sentavam-se em cafés;
- apesar da grande reputação como artista, teve vários problemas com a lei, tendo sido julgada por pornografia depois de uma mostra de suas pinturas em que abordava a nudez, isso em 1910;
- algumas de suas pinturas religiosas foram removidos à força de várias exposições e proibidas durante bom tempo pelo “Santo Sínodo”.
Natália Goncharova e amigos. Da esq. para a direita: Natália Goncharova, Igor Stravinsky (compositor russo - 1882-1971), Léon Bakst (figurinista russo/1866-1924), Mikhail Larionov (em pé, pintor russo/1881-1964), Leonid Massine (coreógrafo russo/ 1896-1979) – Lausanne, Suíça, 1915
Fonte: Wikipédia, Mol-Tagge, Artnet, Photographers Direct
Obs.: Em nosso blog já mostramos muitas obras de Nathália e também postamos sobre raionismo na arte, mas a coleção visualizada na postagem acima é crédito do blog Mol-Tagge.
Que lindos !
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