SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Seis plantas para diminuir o seu stress


Conheça e aprenda como preparar receitas para relaxar



Você sofre de insônia, memória fraca, dificuldade de concentração, palpitações, ansiedade ou suores frios? Então pode ser que você esteja estressado. O melhor remédio para os sintomas do stress é parar todas as atividades estressantes imediatamente - mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Investir em plantas medicinais pode ajudar no processo de relaxamento, se preparadas como chás ou banhos. Portanto, se você se encaixou em alguns dos sintomas acima, as seis espécies de plantas a seguir vão te ajudar a acalmar a mente e a não perder o domínio da situação, mantendo sua saúde mental em dia.

Alho

Esta erva picante vem sendo usada e estudada há muito tempo. Ao todo, os historiadores médicos já descreveram mais de 100 usos não-culinários para o alho. Ultimamente ele tem sido tema de diversos estudos farmacológicos, mas a maioria se concentrou no papel do vegetal nas doenças cardiovasculares, câncer, no seu poder antibacteriano e antioxidante. Em alguns casos, pode ter efeitos comparáveis aos de medicamentos convencionais.



Receita para relaxar:
Amasse 3 dentes de alho e deixe de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tomar 3 xícaras diariamente.
Camomila

Seu chá é muito conhecido por acalmar os nervos, mas os benefícios dessa erva não param por ai. Os cientistas identificaram mais de 12 substâncias químicas ativas nas flores e folhas da camomila, que não apenas controlam o estresse, mas também aliviam o desconforto estomacal.



Receita para relaxar:
Faça o chá das folhas e flores (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
Alfazema

Os óleos presentes na alfazema, usados há muito tempo na fabricação de perfumes, sabonetes e sachês, também ajudam a digestão, reduzem a ansiedade e combatem a insônia. Existem até mesmo evidências científicas de que um dos óleos da alfazema, o álcool perílico, pode vir a ser usado no tratamento do câncer.

Valeriana

Esta espécie proveniente da Europa e do Oeste Asiático teve seus benefícios descobertos há pouco tempo aqui no Brasil. Também conhecida como erva-dos-gatos (por ter efeitos excitantes e eufóricos nos felinos), possui propriedades medicinais e fitoterápicas que trazem benefícios ao corpo humano, atuando como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, estresse e insônia.



Receita para relaxar:
Ponha a erva desidratada (de alfazema, valeriana ou mesmo camomila) em um saquinho de gaze e amarre-o sob a torneira enquanto a banheira enche. Depois é só relaxar.
Hortelã

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos. Também é um descongestionante poderoso. Um estudo constatou que o mentol, presente na hortelã, tem propriedades analgésicas significativas, sendo ótima para aliviar dores e relaxar os músculos.

Alecrim

Esta é uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde. Chamada inclusive de erva da alegria, os seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim também é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável.


Receita para relaxar:
Pingue duas gotas de óleo de hortelã em um pano ou lenço de mão, aproxime-o do nariz e inale profundamente. Se tiver mais tempo, experimente acrescentar 2 gotas do óleo à água da banheira, junto com 4 gotas de óleo de alecrim, para um revigorante banho de imersão.

Fonte: Livro 1.001 Remédios Caseiros, Seleções Reader’s Digest

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }