SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

PENSAMENTO DO DIA: NÃO ENTRE EM BATALHA QUE NÃO É TUA!

"Depois de tudo isso, quando Josias já havia acabado de pôr em ordem o Templo e o culto, o rei Neco, do Egito, marchou com o seu exército para lutar em Carquemis, que ficava na beira do rio Eufrates. Josias saiu com o seu exército para lutar contra ele,       (21 )mas Neco lhe mandou a seguinte mensagem: – Rei de Judá, você não tem nada a ver com esta luta. Eu não vim lutar contra você, mas contra os meus inimigos, e Deus mandou que eu me apressasse. Deus está comigo; portanto, se você lutar contra Deus, ele o destruirá. (22) Mas Josias não voltou atrás; ele não quis dar atenção ao aviso que Deus estava dando por meio do rei Neco. Pelo contrário, ele se disfarçou e marchou para lutar contra Neco no vale de Megido. (23) Os soldados egípcios atiraram flechas contra Josias, e ele gritou para os seus oficiais: – Estou gravemente ferido! Tirem-me daqui! (24) Os oficiais o tiraram do seu carro de guerra, e o puseram em outro carro, e o levaram para Jerusalém. Josias morreu e foi sepultado nos túmulos dos reis. Todo o povo de Judá e de Jerusalém chorou a morte dele. II Crônicas 35.20-24.

JOSIAS O ÚLTIMO GRANDE REI DE JUDÁ.
Ele começou a reinar aos 8 anos de idade e reinou por 31 anos em Jerusalém, II Reis 22.1;
Ele andou em retidão e fez a vontade do Senhor e seguiu o exemplo do rei Davi, não se desviando para um ou outro lado, II Reis 22.2;
Quando ele estava com 26 anos de idade fez uma grande reforma no Templo e se arrependeu pelos pecados do povo, ao ler o livro da Lei, II Reis 22.11;
Ele enviou uma comitiva real para falar com a profetiza Hulda sobre o que dizia e Lei, o Senhor enviou-lhe uma mensagem dizendo que a destruição de Judá viria após a sua morte e que durante o seu reinado haveria paz, II Reis 22.18,20;
Ele convocou o povo para ouvir a Lei do Senhor, derrubou dos postes ídolos, tirou do Templo os ídolos pagãos e objetos profanos, eliminou os quartos onde muitos se prostituam dentro do Templo, expulsou os sacerdotes pagãos, derrubou os altares de adoração aos demônios do deserto e ao deus moloque e baal, etc., II Reis 23.1-20;
Ele restituiu a festa da Páscoa, e realizou uma grande festa de Páscoa como nunca houve em Judá desde o tempo dos juízes, II Reis 23.21-23;
Ele foi um homem que marcou a sua geração, foi um exemplo de lealdade e dedicação ao Senhor, II Reis 23.25 – Não houve antes nenhum rei como ele, que servisse a Deus, o SENHOR, com todo o seu coração, mente e força, obedecendo a toda a Lei de Moisés; e depois nunca houve outro rei igual a ele.
A sua dedicação à Deus impediu a destruição de Judá prometida pelo Senhor, por causa dos pecados do seu avô Manasses, II Reis 23.26,27.

UM BELO COMEÇO COM UM FINAL TRÁGICO

Josias conseguiu devolver a ordem ao reino de Judá, os pecados praticados por seu avô Manasses e seu pai Amom estavam sendo reparados, II Crônicas 35.20 – “Depois de tudo isso, quando Josias já havia acabado de pôr em ordem o Templo e o culto, …”

Ele estava vivendo o melhor tempo em seu reinado, tudo estava em ordem, havia paz. Mas, Josias queria mais, não se contenta com o que Deus lhe tinha dado e quando o rei Neco, do Egito, pede-lhe passagem para lutar para lutar em Carquemis, Josias decide ir à guerra contra o rei do Egito. (II Cr 23.20b) – “o rei Neco, do Egito, marchou com o seu exército para lutar em Carquemis, que ficava na beira do rio Eufrates. Josias saiu com o seu exército para lutar contra ele, ”

O que motivou o rei Josias lutar contra o rei do Egito? A bíblia não responde, mas acredito que ele foi traído por sua autoconfiança:

Devemos tomar cuidado e não se intrometer em questões alheias. "Quem se intromete onde não é chamado poderá sofrer graves consequências." Provérbios 26.17 – Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro que vai passando.

Josias não tinha nada a ver com aquela batalha, o rei do Egito o advertiu (II Cr 35.21a) – mas Neco lhe mandou a seguinte mensagem: – Rei de Judá, você não tem nada a ver com esta luta. Eu não vim lutar contra você, mas contra os meus inimigos, e Deus mandou que eu me apressasse. Deus está comigo;

Ao se levantar contra o rei do Egito ele estaria trazendo destruição sobre si mesmo (II Cr 35.21b) – portanto, se você lutar contra Deus, ele o destruirá.

Deus deseja dirigir-nos segundo a sua vontade, nos pensamentos e nas ações (Fp 2.13) – Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações.
Josias que sempre obedeceu a voz de Deus, agora se rebela contra o Senhor e age por si. Ele se disfarçou e foi a luta contra o rei Neco do Egito (II Cr 35.22) – Mas Josias não voltou atrás; ele não quis dar atenção ao aviso que Deus estava dando por meio do rei Neco. Pelo contrário, ele se disfarçou e marchou para lutar contra Neco no vale de Megido.

Deus requer obediência daqueles que professam o seu nome. I Samuel 15.22 – Samuel respondeu: – O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.

A soberba no coração humano é um pecado grave aos olhos de Deus, I Samuel 15.23 – A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

Josias poderia viver muitos anos e continuar reinando em paz, ele morreu jovem aos 38 anos. Embora tenha feito sempre o que agradava ao Senhor, uma decisão errada o levou a morte.

Ele estava na batalha errada, no lugar errado. Ali não era o seu lugar. Eu acredito que muitos homens o seguiu na batalha, embora a Bíblia não diz respeito, muitos homens morreram por causa da decisão errada de Josias. O orgulho real e falso zelo de Josias o levou a morte. II Crônicas 35.23,24 – Os soldados egípcios atiraram flechas contra Josias, e ele gritou para os seus oficiais: – Estou gravemente ferido! Tirem-me daqui! 24 Os oficiais o tiraram do seu carro de guerra, e o puseram em outro carro, e o levaram para Jerusalém. Josias morreu e foi sepultado nos túmulos dos reis. Todo o povo de Judá e de Jerusalém chorou a morte dele.

Nem toda batalha que enfrentamos é provação de Deus, algumas lutas e perdas que sofremos são resultados das nossas escolhas e ações, Tiago 1.13-16: Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. 14 Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. 15 Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte. 16 Não se enganem, meus queridos irmãos. Josias experimentou três coisas que Tiago cita, a sua desobediência gerou:

Desejo – Deus não pediu para ele ir à luta; nenhum profeta lhe ordenou que fosse a batalha como era costume na época; o rei Neco lhe advertiu que aquela batalha não era dele, mas ele quis ir a batalha;

Pecado – Ele ignorou as palavras do rei do Egito; o seu desejo pela batalha fez com que ele se disfarçasse e ocultasse a sua identidade na batalha; no campo de batalha disfarçado ele se tornou como qualquer combatente;

Morte – O inimigo tem prazer em sua destruição; provavelmente os egípcios o reconheceram e lançaram flechas contra ele; ele foi ferido numa batalha onde não deveria estar.

DESEJO + PECADO = MORTE

Não se enganem, meus queridos irmãos. A recomendação de Tiago nos leva as palavras de Neco, rei do Egito à Josias – “você não tem nada a ver com esta luta … se você lutar contra Deus, ele o destruirá.”

Quanto tempo você espera viver? Se você deseja a vida então obedeça a voz de Deus; não entre em batalhas que o Senhor não ordenou; O TEMPO DE PAZ E DESCANSO É TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA NOVAS BATALHAS E CONQUISTAS QUE VIRÃO NO TEMPO DE DEUS.

Curta o tempo de paz que Deus está te concedendo e espere o comando de Deus."

Fonte:https://independenciacomcristo.com/2014/06/17/nao-entre-em-batalha-que-nao-e-tua/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }