SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 4 de novembro de 2017

Excelente ENEM a todos!



A todos ou à todos

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.

Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.
Exemplos com a todos
Desejamos a todos um bom fim de semana.
Pedimos a todos que se retirem.
Boa noite a todos!
Obrigada a todos!

A dúvida entre o uso ou não do acento indicador de crase ocorre frequentemente com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como agradecer a, pedir a, dedicar a.
Por que não há crase nesta expressão?

Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

No caso da locução a todos não ocorre crase porque, embora se utilize a preposição a, não ocorre contração, dado não haver um artigo definido com o qual contrair. Primeiramente porque seria errado usar o artigo definido feminino a antes de uma palavra masculina e plural. Em segundo lugar e mais importante, porque não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos e a palavra todos é um pronome indefinido.

Como não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos, mesmo que o pronome seja feminino e singular, não ocorre crase visto não haver a presença do artigo definido a para contrair com a preposição a.
Desejamos a toda gente um bom fim de semana.
Pedimos a todas que se retirem.
Boa noite a toda gente!
Obrigada a todas!

Quer aprender bem rápido e com dicas divertidas? Assista ao vídeo!
Palavra relacionada: todos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }