SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CCBB de São Paulo abre ótima mostra de cinema sobre a diáspora negra


Um dos mais respeitados cineastas britânicos, John Akomfrah apresenta obras inéditas no Brasil


22/11/2017| POR BETA GERMANO
John Akomfrah

O dia da consciência negra passou, mas a diáspora negra e suas consequências ainda precisam ser discutidas. E são. Pelo menos nos sete campos das artes. Este mês o CCBB de São Paulo reúne 19 obras, na sua maioria inéditas no Brasil, do cineasta John Akomfrah – pioneiro na abordagem de vanguarda sobre a diáspora africana.
John Akomfrah
John Akomfrah

Akomfrah nasceu em Gana e emigrou para a Inglaterra ainda na infância. Era inevitável: sua experiência migratória – a nostalgia da terra natal e as tensões inerentes à condição de ser negro na Grã-Bretanha do pós-guerra, fortemente marcada pelo racismo – influenciou a sua produção artística. O resultado são filmes de ficção, documentários e videoinstalações que apresentam um amplo painel sobre a dispersão das culturas africanas pelo ocidente, traçando um percurso que cobre desde as raízes da escravidão, em trabalhos como Tropykos, a narrativas de ficção científica afro-futurista, como O último anjo da história.

A mostra também ressalta sua produção feita durante a década de 1980, quando o artista participou do movimento de cineclubes que emergia nos bairros de imigrantes da Inglaterra e fundou o Black Audio Film Collective – coletivo que criou uma radicalidade estética e política significativa na época por serem os primeiros a fazê-lo sob perspectiva negra.
John Akomfrah
John Akomfrah

Akomfrah fez uma série de filmes a partir da apropriação de imagens de arquivo para investigar como questões de raça e imigração e ficou conhecido pela maneira como criava uma nova linguagem com elas – sempre citando autores britânicos como Virginia Woolf, James Joyce, Emily Dickinson e William Shakespeare. “ Ele sente-se à vontade tanto para convocar Malcolm X quanto Samuel Beckett na tentativa de formular perguntas inquietantes a respeito da condição diaspórica, do lugar do imigrante em nosso tempo”, ressalta o curador Lucas Murari. Akomfrah, aliás, fez documentário de figuras históricas da luta antirracista como o próprio Malcolm X, Martin Luther King e Stuart Hall – todos presentes na mostra – sempre mostrando a condição do imigrante nos tempos atuais.

Em tempo: Kobena Mercer, especialista na arte da diáspora africana e professor na Universidade de Yale, apresentará uma aula magna sobre a obra de Akomfrah no dia 27 de novembro, às 19h. Programe-se.
John Akomfrah (
John Akomfrah
John Akomfrah 

Fonte:Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }