SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Morre maestro José Carlos Ligiéro aos 86 anos de idade, mas o gênio permanece através de suas obras


Uma história de dedicação a música, a arte e a cultura de nosso município

Morreu na noite desta terça-feira (13) o grande nome da música itaperunense, o maestro José Carlos Ligiéro. Nascido no dia 04 de dezembro de 1930 no distrito de Comendador Venâncio. Filho caçula de Francisco Mattos Ligiéro e Maria do Carmo Goulart Ligiéro, cresceu protegido e cercado do carinho dos seus pais e irmãos: Antônio, João, Rita de Cássia e Pedro. Sempre fascinado pela música, José Carlos Ligiéro, o Juca, como era conhecido pelos familiares, herdou o talento do avô Giovane Francesco, um imigrante italiano que era músico.

Nas lembranças de José Carlos Ligiéro, quando em conversas, sempre aparecia o nome do maestro e professor Orlando Tupini que mudou-se para Comendador Venâncio e ali conheceu o menino Juca e a ele deu a oportunidade de tocar o primeiro instrumento e ensiná-lo a arte da música. Mas, por uma sucessão de tragédias onde perdeu todos os filhos, Orlando Tupini resolveu abandonar a carreira pelo desgosto. Sabedor da presença de um professor de música em Laje do Muriaé, Nicolino Mazzinne, José Carlos Ligiéro não mediu esforços para ir lá e aprender a arte que tanto amava. Ele fazia o percurso a pé sob sol, chuva e muitas vezes amassando muito barro até o local das aulas.

Aos 14 anos mudou-se para Itaperuna com toda a sua família em 1945 o que veio trazer grande mudanças em sua vida. Entre essas a amada Irani a quem declara que foi a sua musa a sua alma.

“Quando chegamos em Itaperuna, aqui já existia a banda 19 de Março e comecei a tocar com aquela equipe e assim foi durante um bom tempo”, disse José Carlos Ligiéro.


José Carlos com o pai Francisco a mãe Maria do Carmo e os irmãos, João, Rita de Cássia e Pedro


José Carlos – O Músico

Em 1947 foi criada a banda-baile “Ases da Melodia” que atuou até 1950 com presença constante na Rádio Itaperuna que naquela época tinha uma participação importantíssima na difusão da cultura de Itaperuna. Neste mesmo ano veio para a cidade o maestro “Chiquito” que foi um grande amigo de José Carlos Ligiéro e criaram a “Itaperuna Orquestra”.

“Me lembro muito bem o dia da primeira apresentação da orquestra, foi 10 de maio de 1950. Eram somente dois conjuntos naquela época o “Ases da Melodia” e o “Jazz Natal” que era da família Costa. A fusão destes dois conjuntos fez surgir esta orquestra”, acrescentou José Carlos.




José Carlos – O Fotógrafo

A Fotografia entrou na vida de José Carlos Ligiéro como um hobby, e sem maiores pretensões levava sempre em suas viagens com a Orquestra uma máquina fotográfica que era uma de suas mais fiéis companhias e com ela tirava fotos da natureza, dos amigos e das cidades por onde passava.

“Apesar de ter várias fotografias de pessoas importantes, da minha família entre outras o meu grande prazer era fotografar a natureza, pois ela nunca faz pose e a sua beleza é sem dúvida inesgotável”, disse o maestro.

Em 1977 ele pode mostrar em uma exposição suas belas obras fotográficas na Sala Celília Meirelles no Rio de Janeiro, e consta nos registros que foi uma das mais concorridas amostras realizadas naquele local.

“Hoje me sinto muito feliz, pois trabalhei em uma profissão que sempre amei e gostei e criei oito filhos o que para mim foi a mais bela melodia por mim criada”, finalizou o maestro.
A primeira foto da Sociedade Musical Itaperunense fundada por Claudão que era um dos professores. Ele é o primeiro à direita
José Carlos Ligiéro em entrevista ao Jornalista Marcos Vinicio Dias Ribeiro fala sobre a sua carreira e conta a sua história

Com informações de Marcos Vinicio Dias Ribeiro – Rádio Itaperuna Gospel FM


Com imagens de VSS


Fonte:http://adilsonribeiro.net/page/2/


Obs.: Fui aluna do maestro José Carlos Ligiéro no Conservatório Brasileiro de Música, e também fiz parte de sua banda.

Um dos maiores gênios conhecidos por mim, meu coração fica na emoção de seus "chorinhos", e meus olhos na comoção das lágrimas por ter perdido um amigo.

Que Deus console todos os seus familiares e itaperunenses.

Aline Carla Rodrigues.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }