SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

11 filmes para entender melhor a história da arte




Tantos filmes incríveis estreando em agosto, será difícil encontrar horário para assistir todos. De Sofia Coppola, com O Estranho que Nós Amamos, até Selton Mello, com O Filme da Minha Vida, opção não falta. Incluindo aos aqueles que gostam de filmes sobre arte.

Afterimage, dirigido por Andrzej Wajda, conta a trajetória de Wladyslaw Strzeminski, artista polonês questionador da ditadura soviética. Além da vanguarda quanto ao assunto retratado por ele, empecilhos físicos não impediram o criativo a seguir com suas obras - ele não tinha um braço e uma perna.

Parte da Seleção Oficial do Festival de Toronto, Afterimage foca no ponto de virada da vida do pintor, pai do movimento Construtivista polonês de 1920, tido como um dos nomes mais importantes do século vinte. O recorte escolhido pelo falecido diretor revela momentos de muito sucesso, como aulas sempre cheias e postura idolatrada pelos alunos.

Apesar do reconhecimento, Wladyslaw sofreu com as consequências do governo, que humilhou-o e destruiu as suas obras para apagar da sociedade o registro de um artista tão irreverente. A conturbada relação com a filha também aparece no roteiro.
Para mergulhar ainda mais no universo da história da arte, até o lançamento de Afterimage (marcado para 17/8), confira outros 10 filmes com a temática e prepare a pipoca:
Rodin (2017)











Escrito e dirigido por Jacques Doillon, este filme faz um intenso e belo retrato sobre a vida do escultor francês mais conhecido como pai da escultura moderna. O longa concorreu a Palma de Ouro em Cannes este ano. Apesar de a crítica não ter recebido muito bem o filme na estreia internacional, vale a pena tirar um tempinho do dia para pelo menos contemplar a vida por trás de tantas obras. Estreia no Brasil em 21/09.
Cravaggio (1986)











Tilda Swinton (em seu primeiro longa), Sean Bean e Nigel Terry no elenco, este filme explora a controvérsia postura do famoso pintor e sua extrema religiosidade. Dirigido por Derek Jarman, Caravaggio tem direção de arte impecável assinada por Christopher Hobbs, responsável também pelas réplicas das pinturas do artista presentes no filme.
Moulin Rouge (1952)











Aproveitando também a exposição no MASP, não deixe de conferir este filme de John Huston sobre a vida e obra de Henri de Toulouse-Lautrec. O recorte do roteiro foca na época da criação do famoso cartaz publicitário de Toulouse-Lautrec para o cabaré Moulin Rouge. Neste momento, o artista francês se apaixona por uma mulher misteriosa e acaba tornando a vida particular um drama.
Meia Noite em Paris (2011)










Dirigido pelo aclamado Woody Allen, esta comédia passeia pelos anos áureos da criatividade francesa de maneira inovadora e bem didática. O personagem principal se teletransporta magicamente para 1920 e janta com intelectuais como Gertrude Stein, Ernest Hemingway e Salvador Dalí.
Séraphine (2008)










Grande vencedor do César Wards em 2009 (foram sete, incluindo Melhor Filme), o longa tem direção de Martin Provost com atuação bélissima de Yolande Moreau. O filme fala sobre Séraphine Louis, uma jovem doméstica que pintava escondido nas horas vagas. As obras giram em torno da flora, com explosão de cores e formatos das plantas mais variadas. Descoberta pelo crítico de arte Uhde, a jovem francesa não apostou na carreira logo de primeira, também por consequências da Primeira Guerra Mundial. Só em 1927, com ajuda de Uhde novamente, que ganhou reconhecimento e teve suas telas compradas. Apesar do talento, Séraphine termina a vida internada em um asilo.
O Mistério de Picasso (1956)










Documentário criado pelo próprio Pablo Picasso e seu amigo Hneri-George Cluzot é um mergulho incrível no universo do pintor. Ambos queriam focar no momento de introspecção e inspiração de Picasso. O resultado é a captura da criação de 20 obras eternizadas na história da arte.
Frida Kahlo (2002)

















Este delicado filme, estrelado por Salma Hayek, retrata a vida de uma das artistas mais importantes da história. Reconhecida, inclusive, como símbolo feminista, Frida não teve uma vida das mais fáceis e transmitia certa aflição de mundo em suas telas. O longa apresenta, ainda, a relação conturbada da artista com Diego Rivera.
Basquiat - Traços de uma Vida (1996)

















Parte dos criativos falecidos com apenas 27 anos, Jean-Michel Basquiat foi descoberto por ninguém menos que Andy Warhol. Após sofrer preconceito de raça e classe, o artista prova toda a sua potência criativa em obras que revolucionaram a arte urbana de Nova York.
Tim’s Vermeer (2013)
Mais um documentário imperdível. Este é uma investigação completa feita por Tim Jenison sobre o holandês, que, no século 17, trouxe uma estética realista de fotografia para a pintura.
Renoir (2013)










Vencedor de Melhor Figurino no César Awards, o filme de Gilles Bourdos foca no momento de mal estar do pintor após seu filho ter se ferido na guerra. Os últimos três anos do francês icônico foi marcado por drama, paixão, conflitos familiares e inspiração, com a presença de uma nova musa, Catherine Hessling.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }