SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

"O dia dos que têm os seus dias contados."


19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO OU "O DIA DOS QUE TÊM OS SEUS DIAS CONTADOS"?
by RAFAEL MUSSOLINI


"O dia dos que têm 
os seus dias contados."




É com essa pequena, mas rica frase, ou seria poema? O importante é que o escritor José Paulo Paes conseguiu, através de poucas palavras, questionar toda a história do índio em nosso país, e inclusive a existência de uma data que comemora o dia desses que são nossos antepassados.



A escola é uma instituição que poderia colaborar muito mais com a causa indígena. Com certeza centenas e centenas de escolas estarão no dia de hoje, colocando crianças para colorir alguma figura copiada da internet, de um indiozinho feliz e gordinho entre palmeiras. Enquanto outra vai pintar as bochechas das crianças com guache de cores diversas. E uma terceira distribuirá penas e arco e flecha, e ainda falarão de seus hábitos alimentares, habitação... Ah! e que eles tomam muito banho também. Legal! Mas quantas irão dizer da real situação do índio? Isso é o que mais importa hoje. Quem irá dizer que a cultura indígena poderá desaparecer devido a desvalorização de uma história que é nossa por direito? Qual o educador que irá mostrar as influências do mundo moderno na vivência do índio e qual é a "cara" do indígena de hoje?


“A sociedade como um todo tende a ver o índio ou de uma forma negativista, como se ele fosse um problema, ou romântica, como a de que índio autêntico é o que vive isolado na floresta com os mesmos costumes do século 16. Precisamos romper com nossos preconceitos, aceitar que eles são diferentes e reconhecer seu valor”.
Márcio Meira, presidente da Fundação Nacional do Índio


Espero que em alguma sala de aula desse nosso Brasil, algum professor esteja nesse momento, mostrando todas as belezas e lutas dos nossos índios, sem deixar de lado todo o sofrimento que vem acontecendo nas "periferias" do país, onde aqueles que "fundaram" nossa terra, não possuem mais terra alguma e precisa lutar a cada dia por um pouco de respeito. Se as crianças são o futuro da nação, caberá a elas realizar a intervençao necessária para que os índios não caiam no esquecimento ,e o princípio da conscientização está nas mãos da educação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }