SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 29 de março de 2017

Texto: Gêneros Textuais Imagéticos : Tira e Charge

Tira

A tira é um gênero textual em que uma sequência de quadrinhos apresenta personagens fictícios, em situações também fictícias. 


A tira ou tirinha surgiu como alternativa à falta de espaço nos jornais para a publicação de entretenimento e a denominação tirinha remete à forma do texto, que é produzido em praticamente todo o mundo, pois tem espaço garantido nos jornais, em revistas, agradando leitores de todas as faixas etárias. 


No Brasil, o autor Maurício de Sousa criou personagens de tirinhas muito conhecidos, como a Mônica, a Magali, o Cascão, o Cebolinha. Outra personalidade das tirinhas é a Mafalda, uma garotinha questionadora e preocupada com a humanidade. Criada pelo cartunista argentino Quino, está presente com frequência em questões de provas e vestibulares. 

Atualmente, a tirinha tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas. Esse gênero textual recebeu, nos últimos anos, evidência nas redes sociais por chamar a atenção dos leitores por meio do humor e da sátira, fazendo-os refletir sobre os temas propostos.

Charge 

A charge é um tipo de texto de humor que utiliza notícias do cotidiano e trabalha, em geral, com figuras reais (pessoas públicas, conhecidas) representadas de forma caricata. A charge satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço. De modo crítico, esse gênero textual recria o acontecimento de uma forma ficcional e cria com a notícia uma afinidade intertextual. Desse modo, a charge torna-se importante, pois critica, satiriza episódios reais e atuais, muitas vezes no campo da política, ciência, economia, futebol, relacionamentos, artes, consumo e evidencia aversão e descontentamento em relação a alguma situação. A caricatura aparece muitas vezes na construção de charges e é quase sempre utilizada para descrever personagens. Com a larga utilização da internet, vários sites passaram a apresentar as charges também animadas em modo flash. 
Disponível em: .


Disponível em:

Em resumo 

Charge e tira são textos vinculados pelo caráter humorístico, mas diferentes quanto a determinadas particularidades de produção. A tira apresenta personagens e situações fictícias enquanto a charge baseia-se em situações e personagens reais. 

http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=78684408217478979361081902569

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }