SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 11 de março de 2017

ENEM 2017: confira as principais mudanças para este ano


Na quinta-feira, 09/03/2017, o Ministro da Educação Mendonça Filho e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Maria Inês Fini divulgaram os resultados da consulta pública e anunciaram as principais mudanças para o ENEM 2017.

Veja abaixo quais foram elas:
Aplicação do ENEM 2017

O ENEM 2017 será aplicado em DOIS domingos consecutivos – 5 e 12 de Novembro. Os principais benefícios dessa medida é aliviar os estudantes da “maratona” de provas, que entre 2009 e 2016 aconteceu em um único final de semana – sábado e domingo – e resolver uma “demanda histórica” dos Sabatistas. Os Sabatistas, aqueles que guardam o sábado devido à sua religião, ficavam isolados até o pôr do sol e agora não precisarão ficar mais confinados, já que as provas acontecerão somente nos domingos.

Atendendo a milhares de solicitações, a Redação passa a ser realizada no primeiro domingo, 05/11, juntamente com as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo, 12/11, serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.
Formato do ENEM 2017

A prova CONTINUA no formato IMPRESSO. 70% dos participantes da consulta pública votaram contra a prova no computador.
Publicação do Edital e Inscrições do ENEM 2017

A publicação do edital acontecerá até o dia 10 de Abril e as inscrições vão acontecer entre os dias 8 e 19 de Maio de 2017.
Certificação de nível de ensino

O ENEM 2016 possibilitou a certificação dos estudantes com mais de 18 anos que ainda não tinham concluído o Ensino Médio.

Em 2017, isso NÃO será possível através do ENEM. Essa certificação de nível de ensino acontecerá somente com o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A certificação pelo ENCCEJA pode acontecer para dois níveis de ensino: Fundamental (jovens e adultos com mais 16 anos) e Médio (jovens e adultos com mais de 18 anos).

A data de aplicação do ENCCEJA está prevista para ANTES do ENEM 2017.
Atendimentos especializados

Os candidatos podem solicitar atendimentos especializados durante a inscrição. Aqueles que alegarem doenças como diabetes e que necessitarem de 1 hora a mais para realização do exame, devem solicitar no ato de inscrição e comprovar essa necessidade também naquele momento.
Gratuidade do ENEM 2017

Os alunos que solicitarem a isenção do pagamento da inscrição para o ENEM 2017 deverão informar, no ato da inscrição, o seu Número de Identificação Social (NIS) – eles poderão consultá-lo no próprio sistema de inscrição. Tendo o direito, a isenção será concedida.

Caso o estudante consiga a isenção e não compareça à prova, não justificando sua ausência, ele PERDERÁ o benefício. Mais de 1 milhão de alunos que fizeram inscrição no ENEM 2016 nem sequer consultaram o local de prova pelo aplicativo.
Resultados ENEM 2017

O ENEM 2017 terá seu resultado divulgado no dia 19 de Janeiro de 2018.

Os resultados do ENEM 2017 serão divulgados por:
» Área do Conhecimento
» Aluno
» Base consolidada para o uso de programas governamentais: Sisu, ProUni, FIES e outros.

NÃO haverá a divulgação do resultado por escola. Segundo a presidente do INEP, Maria Inês Fini, o ENEM não foi criado para avaliar a escola e sim os estudantes.

“O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ensino Médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.” (Conforme link de referência do INEP, consultado às 12:26 do dia 09/03/2017)
Segurança de impressão das provas

As gráficas responsáveis pela impressão irão personalizar tanto os cadernos de provas quanto os cartões de resposta com nome e número de inscrição do candidato. Assim, os alunos NÃO vão precisar preencher a COR da prova nos cartões de resposta.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }