SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Um leitor literário


Um leitor literário, que merece destaque não só pelo fato de a literatura se constituir numa dessas práticas sociais a que todos devem ter direito, mas, sobretudo, pelo seu potencial de humanização, no sentido atribuído por Antonio Candido (1995): 
“... na experimentação estética das formas literárias, objetos autônomos organizados para terem sentidos e significados, o leitor pode apreender emoções e visões de mundo de sujeitos e seus grupos, saberes e conhecimentos diversos, inclusive, difusos e inconscientes”.
• Um leitor de periódicos, que se interessa e compreende os principais acontecimentos do mundo e se posiciona frente a eles e às principais questões de relevância social.

• Um leitor de divulgação científica, que use procedimentos e gêneros de apoio à compreensão de textos da área (grifar, anotar na margem, resumir, produzir sínteses, quadro sinópticos, esquemas etc.) e saiba recortar questões de pesquisa, buscar, selecionar e tratar informações, analisar e divulgar/socializar dados/informações em diferentes gêneros (apresentação oral, artigo de opinião,revista digital, debate, texto de divulgação científica, texto monográfico etc.).

• Um sujeito capaz de lidar com a linguagem do mundo do trabalho, preparar um currículo, participar de uma entrevista de emprego, produzir relatórios, planejar e executar projetos, apresentações,realizar registro/tomada de notas de reuniões ou decisões.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...