SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 7 de janeiro de 2017

Dicas de livros para as férias: 7 livros que todo gestor escolar precisa conhecer


Tecnologias na formação e na gestão escolar


Autores: Alonso, Myrtes/Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de Avercamp


Tecnologia tem cada vez mais a ver com o ambiente escolar e esse livro trata exatamente do assunto, com um enfoque especial do gestor frente a implementação e contato com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) dentro da escola.


Além de compartilhar conhecimento técnico e relatos de sucesso baseados nas experiências práticas dos autores, o livro contempla também uma reflexão sobre o assunto, provocando o gestor a somar àquilo que já sabe sobre o tema novas ideias e sugestões, enriquecendo a sua bagagem e sendo cada vez mais original quando o assunto é a tecnologia dentro da escola.


GTD — A arte de fazer acontecer


Autor: David Allen


A arte de fazer acontecer é um livro prático, que procura ensinar o leitor a entender e aplicar o método GTD em sua vida. GTD, sigla para Getting Things Done, é basicamente um método de produtividade criado por David Allen e que tem como proposta inicial retirar da nossa mente tudo o que existe, desde compromissos até metas e projetos, e colocar tudo isso em um sistema externo confiável.


Segundo o autor, a nossa mente não foi feita para armazenar coisas, e sim para pensar. É isso que o GTD objetiva com os seus ensinamentos: nos deixar livres para sermos criativos. Com isso, o GTD é uma excelente proposta de otimização do tempo nas mãos de um gestor escolar, que coordena e lida com recursos humanos e materiais todos os dias, muitas vezes sobrecarregando a sua mente e comprometendo a eficiência do seu trabalho.


Como fazer amigos e influenciar pessoas


Autor: Dale Carnegie


Esse livro é um manual prático de como manter relações, no qual o autor, por meio de passagens reais de sua experiência como gestor e empresário, nos ensina a cativar e ser bem quisto no meio social, seja em casa, entre amigos ou no trabalho. O poder dos seus ensinamentos fica por conta da forma como podemos aplicá-los nas nossas interações com as outras pessoas: com sinceridade e honestidade.


Sobretudo nas mãos dos gestores escolares, as lições deste best-seller mundial podem ser muito poderosas em um ambiente heterogêneo como uma instituição de ensino, que comporta desde o aluno e sua família até os professores e toda a complexa cadeia de colaboradores presentes em uma escola.


Gestão de ensino e práticas pedagógicas


Autor: Adelar Hengemühle


O livro procura analisar tecnicamente e discutir aspectos práticos da educação sob a ótica pedagógica e de gestão, permeado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP). Na obra, discute-se desde a elaboração coletiva do PPP até o papel de cada agente envolvido no processo escolar dentro do documento.


O diferencial dessa obra é a preocupação em contextualizar na prática todas as propostas teóricas apresentadas no começo do livro, subsidiando o gestor, por exemplo, a estruturar o que aprendeu dentro da sua realidade.



Por que fazemos o que fazemos


Autor: Mário Sérgio Cortella


Nesse livro, Cortella busca provocar o leitor e levá-lo a refletir acerca das suas aflições em busca de objetivos de vida, sobretudo em sua vida profissional. Por que acordar todo dia pela manhã e sair para trabalhar? Por que trabalhar fazendo aquilo que faço? Por que fazer o que faço dentro da minha casa? São alguns questionamentos que permeiam nossas vidas e que serão tratados de forma filosófica e direta em “Por que fazemos o que fazemos”.


Além de respostas práticas e esclarecedoras à vida pessoal e profissional do próprio gestor escolar, esse livro poderá habilitá-lo também a melhor entender os profissionais que coordena, auxiliá-los em suas aflições e motivá-los a compreender a sua importância dentro do contexto em que estão inseridos, podendo modificar a sua postura dentro e fora da escola e encorajá-los e vencer os seus desafios.



O monge e o executivo


Autor: James C. Hunter


O livro narra a história de John Daily, um executivo bem-sucedido, casado e pai de dois filhos, que começa a questionar sua vida profissional e capacidade de liderança. John decide participar de um retiro cristão que promete dar as respostas que procura para as suas aflições, e é quando se depara com valiosos ensinamentos, como a diferença entre ter autoridade e poder, entender o papel de um verdadeiro líder e as características presentes em grandes líderes.


O monge e o executivo é uma boa leitura para quem busca quebrar velhos paradigmas, como a ideia de que um bom líder é aquele que manda nos outros. Ele nos ajuda a entender como agir para despertar o sentimento de colaboração nas pessoas, como envolvê-las com o grupo e fazê-las participar dos projetos globais e individuais de uma instituição de forma natural e voluntária, sem a necessidade do autoritarismo, por exemplo.



Transformando suor em ouro


Autor: Bernardinho


Escrito pelo técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, o livro foge das passagens técnicas da vida profissional do treinador para mostrar na prática lições valiosas da sua vida como líder de equipes que já conquistaram inúmeras medalhas e títulos para o Brasil.


Por meio das histórias de vida de Bernardinho e de uma leitura leve e agradável, você vai descobrir preceitos elementares de um bom gestor, como extrair o melhor de cada indivíduo dentro de um grupo, dicas de motivação e perceberá que alguns ditados nem sempre estão certos, como aquele que diz “em time que está ganhando não se mexe”.

Então, gostou das nossas sugestões de livros para as férias?

Fonte:

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }