SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A falibilidade dos projetos humanos


“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)


Tiago nos faz lembrar a nossa vulnerável condição e a nossa total dependência de Deus. Nos explica também que é justamente por estes motivos que os nossos planos e projetos se tornam completamente falíveis. A psicologia reconhece que o ser humano esta sujeito ao tempo, ao espaço e as circunstâncias. A bíblia por sua vez nos assegura que estas coisas estão sujeitas ao domínio do Todo-poderoso. Então entendemos que nossos projetos só prosperarão se receberem o aval daquele que é o dono do universo. Por isto Tiago nos ensina como devemos dizer: “Se o Senhor quiser... faremos isto ou aquilo.”
Veja o que as escrituras dizem sobre os projetos do homem:
“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” (Provérbios 16:1)
E ainda:
“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.” (Provérbios 19:21)
O homem esta livre para planejar, não há limites para os nossos sonhos, porém, se quisermos que eles realmente se realizem precisamos enquadra-los na vontade do Senhor. Só ele é o consumador de todas as coisas.
O principal elemento que torna falíveis os projetos do homem diz respeito a própria vulnerabilidade da vida humana. Ninguém, por mais poderoso e rico que possa ser, pode garantir a sua própria existência, determinar a duração dela é algo que só diz respeito ao Criador. Por isto Tiago compara nossa vida a um simples vapor passageiro: “Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”
A única coisa que o homem pode fazer para se tornar imune a sua própria vulnerabilidade é confiar inteiramente no Deus Todo-poderoso, porque se por um lado a bíblia compara o homem a “um vapor” e a uma erva: “Na verdade o povo é erva” (Isaías 40:6-8) Por outro lado também, a bíblia assegura que o mesmo homem que é vapor e erva, quando confia em Deus, se torna inabalável: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmos 125:1)
O que confia em Deus não precisa se abalar porque Deus está no controle de toda a situação. A Palavra de Deus nos garante que ele atenta para os mínimos detalhes das nossas vidas: “E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” (Mateus 10:30) Podemos lançar sobre ele toda nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós!


Submetendo os meus sonhos e projetos a vontade de Deus porque assim eles se realizarão.
Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }