SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

8 TRECHOS DE AMOR E ÓDIO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS



Dispenso apresentações, não é? Grande Sertão, Guimarães Rosa, Riobaldo, Diadorim...

O bom é que estava relendo alguns trechos destacados nessas páginas de veredas e notei que Guimarães Rosa tece uma filosofia incrível sobre amor e ódio. Melhor ainda: o amor é sempre maior e mais forte nessa dualidade – mesmo entre as guerras dos bandos, mesmo entre acordos sociais de jagunços.

Claro que essa é só uma pequeniníssima parte de toda a filosofia exposta no romance-mor, mas é sempre bom enxergar os pormenores, esse é um caminho para sentir a poesia, um caminho pro descanso na loucura.

A gente tem necessidade de aumentar a cabeça para o total.

1. Tudo está dentro de nós.

“O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão.”

2. O pensamento, a ideia, ajuda a nossa vontade. Mas o que é maior que o miúdo? Muita coisa importante falta nome.

“Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas.”

3. A contradição que nos habita.

“Não sabe que quem é mesmo inteirado valente, no coração, esse também não pode deixar de ser bom?!”

4. Raiva pra quê? Bom é o amor.

“Mas, na ocasião, me lembrei dum conselho que Zé Bebelo um dia me tinha dado. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, e fato é.”

5. Será a luta entre razão e emoção?

“Ah, meu senhor! – como se o obedecer do amor não fosse sempre ao contrário...”


6. Dá-me qualquer amor que eu preciso descansar.

“Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Deus é que me sabe.”

7. Do que não deve-de.

“Demediu minha ideia: o ódio – é a gente se lembrar do que não deve-de; amor é a gente querendo achar o que é da gente.”

8. Tem que ser valente pra dar a mão.

"Homem com homem, de mãos dadas, só se a valentia deles for enorme. Aparecia que nós dois já estávamos cavalhando lado a lado, par a par, a vai-a-vida inteira. Que: coragem – é o que o coração bate; se não, bate falso."

Precisamos mesmo de coragem pra seguir o coração. Lembrando que aqui é Riobaldo falando do seu amor crescente por Diadorim, uma mulher que ele acreditava ser homem.

No fim, amemos.

Amém.



© obvious: http://obviousmag.org/a_procura_da_poesia/2017/passagens-de-amor-e-odio-em-grande-sertao-veredas.html#ixzz4VxosMUVt

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }