SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Veja 15 temas de redação para o Enem 2016




Separamos 15 temas de redação para você praticar para o Enem 2016!

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil



Este tema poderá abordar questões que envolvam o deslocamento do brasileiro, os principais problemas e custos da mobilidade urbana, soluções e modelos de mudança para a mobilidade urbana no Brasil.

Os impactos sociais da leitura no Brasil



Aqui você poderá encontrar textos que sejam relacionados a importância da leitura na formação social e cultural de um cidadão e também estatísticas sobre a frequência de leitura do brasileiro nos dias de hoje.

A reconstrução do professor como ferramenta social brasileira



Sobre o papel do professor na sociedade brasileira você poderá encontrar propostas de redação que te exijam dissertar sobre a parcialidade ou imparcialidade dentro de sala de aula, sobre a desvalorização do salário do professor ou sobre a função ideológica e social de seu papel.

Os desafios do sistema carcerário brasileiro no séc. XXI



Neste tópico, será apontado os principais problemas do sistema carcerário brasileiro, como a superlotação e a falta de políticas educativas nas prisões.

Os desafios do envelhecimento na sociedade brasileira



Os maus tratos aos idosos no Brasil, a falta de investimento em políticas públicas e a previdência social podem ser assuntos pauta sobre este tema.

O papel do ativismo social na democracia brasileira



Sobre ativismo social você poderá ver tópicos relacionados à ciberativismo e a sua influência nos dias atuais, e também sobre a importância das manifestações sociais na manutenção da democracia.

Os desafios da imprensa na manutenção da democracia



Neste, você poderá encontrar assuntos relacionados à liberdade da impressa, sobre a importância da informação nas mãos das grandes mídias e sobre a imparcialidade dos veículos de comunicação.

O exercício da cidadania dos deficientes físicos no Brasil



Com os Jogos Paralímpicos, temas como a mobilidade dos deficientes físicos nas cidades e o exercício da cidadania desta parte da população podem ser temas alvos para a redação do Enem 2016.

A gestão dos recursos hídricos no Brasil



Soluções para o uso consciente da água e a crise hídrica podem ser temas chaves caso o assunto seja a gestão de recursos hídricos no Brasil.

O papel do esporte na construção social brasileira



Acabamos de sediar o maior evento esportivo do mundo, então prepare-se para encontrar na sua prova assuntos que tenham relação com a importância do esporte na construção social brasileira.

O conceito de família na contemporaneidade



O tema família pode envolver leis que pautem a definição estrutural de família, controles de taxa de natalidade e também as novas relações sociais que surgem com a modernidade.

O culto à padronização corporal no Brasil



Neste tópico serão abordados assuntos que envolvam cirurgias plásticas arriscadas de modificação corporal, o preconceito por trás da padronização da beleza e os hábitos de consumo do brasileiro.

O desafio da gestão de lixo na atualidade



Este tema poderá te exigir soluções viáveis para a diminuição do lixo no Brasil, e também sobre as consequências ambientais que o crescimento da quantidade de lixo produzido pelo ser-humano está causando ao planeta.

O papel do voluntariado na sociedade brasileira



Este tema também pode ser um forte candidato ao Enem 2016, podendo apontar assuntos como o exercício da solidariedade no Brasil e o papel do trabalho voluntário na formação de um cidadão.

O combate a endemias e epidemias no Brasil



Com o surto de doenças nos últimos tempos, como a Dengue e Zika Vírus, o Enem poderá te exigir soluções para o combate a endemias e epidemias no tema da redação. 


Fonte:http://blog.enem.com.br/2016/veja-15-possiveis-temas-de-redacao-para-o-enem-2016/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }