SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 22 de outubro de 2016

Enem: como solicitar atendimento especial na prova




Os   candidatos portadores de necessidades especiais podem solicitar atendimento diferenciado durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, é preciso informar durante a inscrição no site do Inep a condição que motiva o pedido.

Segundo o edital do Enem, o atendimento especial é oferecido para:

- pessoas com deficiência física
- deficiência auditiva
- deficiência intelectual
- surdez
- baixa visão
- cegueira
- autismo e demais condições especiais.

Já o atendimento específico é oferecido a:

- gestantes,
- lactantes,
- idosos,
- estudantes em classe hospitalar
- sabatistas (pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado).

No ato da inscrição na página do Enem, o questionário pede ao candidato que especifique o tipo de auxílio ou recurso que precisará para fazer a prova. Provas em braile, com letra ampliada, salas com acessibilidade e auxílio para leitura são algumas das opções que os cadidatos podem escolher.

O participante que declarar ser portador de necessidades especiais também poderá solicitar um tempo adicional de até 60 minutos para a realização da prova, em cada um dos dias do exame.

Librase áudio
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou um vídeo com o manual do Enem em libras para deficientes auditivos. O vídeo de uma hora e trinta minutos explica todas as regras do exame nacional.

No canal do Inep no Youtube é possível também assistir a vídeos com o passo a passo da inscrição.

Inep disponibilizou o edital do Enem 2015 em libras (Foto: Reprodução/Youtube)

A página de inscrição no Enem é acessível a deficientes visuais em computadores com leitores de tela. A área de validação da inscrição, por exemplo, em vez de apresentar uma série de imagens para seleção oferece a opção do estudar ouvir a uma pergunta e cadastrar a resposta.

Nome social
Travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame. 

 O candidato deve ter documentos comprobatórios de sua condição.

PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO DO ENEM

Veja abaixo todos os detalhes para se inscrever:

O que é preciso
O candidato precisa ter em mãos seu RG, o número do seu CPF e um endereço de e-mail pessoal. Neste ano, o mesmo endereço de e-mail não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame.

É necessário informar também um número válido de telefone fixo ou de celular.

Quanto custa

O Ministério da Educação aumentou o valor da taxa de inscrição para R$ 63. 

O boleto bancário é criado na opção Gerar GRU. A página será aberta em uma outra janela, por isso é preciso habilitar a abertura de pop-ups no navegador.

Caso a taxa não seja paga, a inscrição do candidato será cancelada.

Quem pode fazer o exame de graça
Alunos da rede pública que cursam o 3° ano do ensino médio estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.




Candidatos que comprovarem baixa renda também podem pedir isenção do pagamento ao final da inscrição. Após preencher o questionário socioeconômico, o estudante deve entrar na opção declarar carência. Nesse caso, é preciso conferir se o pedido foi aceito pelo Inep antes do fim do período de inscrições.

A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição.

Diploma de ensino médio
O candidato que tiver mais de 18 anos e pretende usar o exame nacional para pedir a certificação de ensino médio deve indicar seu objetivo na inscrição.

Língua estrangeira
No formulário de inscrição, o candidato deve selecionar se quer responder a perguntas de inglês ou de espanhol como língua estrangeira.

Local para a prova
O estudante deve escolher em qual cidade pretende fazer as provas do exame nacional.
 O local pode ser alterado até o fim do período de inscrições.

Confirmação de inscrição
Os candidatos que pediram a isenção do pagamento devem conferir na página do Enem se o seu pedido foi aceito. Caso o pedido seja negado, é preciso criar o boleto de pagamento no site e pagá-lo.

Cartão de confirmação da inscrição
Neste ano, o cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Inep apenas no site do Enem. 

Fonte: Inep, G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }