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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O texto dissertativo-argumentativo - modelo ENEM


"Vou deixar, aqui, mais uma pequena dica sobre uma possível estrutura básica (bem simples e pouco criativa) do texto dissertativo-argumentativo – modelo ENEM. Talvez essa dica ajude àqueles que estão com dificuldades para desenvolver um texto de maneira mais clara e objetiva.

Vale ressaltar que não se trata de uma regra a ser seguida, mas apenas de uma dica que pode ser totalmente ou em partes aproveitada.



PRIMEIRO PASSO: entenda bem o tema da redação.


Faça perguntas relacionadas ao assunto.
Faça um “brainstorming”, mas sozinho: coloque seu conhecimento de mundo em ação.



Clique aqui para ler uma definição de "brainstorming" na Wikipédia


Pense no problema relacionado a esse tema: toda proposta de redação do ENEM terá um problema que precisa ser solucionado. Pense nesse problema, em suas causas e em sua solução.

É interessante responder a perguntas como:

>> Qual é o problema?
>> Por que é um problema?
>> Quais as causas desse problema?
>> Qual a solução para esse problema?
>> Por que essa solução deveria ser colocada em prática?
>> Como essa solução resolveria o problema?


Vamos usar como exemplo uma redação sobre o seguinte tema:
MOBILIDADE URBANA

>>> Comece fazendo perguntas:


O que é mobilidade urbana?
Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados?
Quais as causas desses problemas?
Como fazer para resolver esses problemas?
Como essa solução resolveria os problemas?


É nesse momento que se faz o “brainstorming”


>> O que é mobilidade urbana?
Vou colocar alguns tópicos que me ajudarão a formar a ideia completa:
Infraestrutura das cidades
Meios de transporte
Transporte coletivo
Deslocamento de pessoas


>> Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados?
A questão da mobilidade urbana no Brasil é um problema. Por quê?
Em tópicos:
Excesso de veículos
Congestionamentos
Transporte coletivo precário
Atrasos
Estresse
Poluição
Acidentes


>> Quais as causas desse problema?


Novamente vou colocar alguns tópicos:
Falta de planejamento urbano
Pouco espaço/incentivo para transporte alternativo, como bicicletas.
Pouco investimento em transporte coletivo eficaz.


>> Como fazer para resolver esse problema?


Vou listar algumas possibilidades:
Investimento em infraestrutura: reestruturação das vias públicas, construção/ampliação de ciclovias.
Incentivo ao transporte alternativo, como bicicletas.
Investimento em transporte coletivo mais eficaz.


>> Como essa solução resolveria o problema?


Transporte coletivo eficaz faz com que o indivíduo possa deixar o carro em casa para se deslocar pela cidade.


Se houver condições estruturais e segurança para o uso de bicicletas, por exemplo, o incentivo a esse meio de transporte alternativo poderá surtir algum efeito.



OBSERVAÇÃO: Quanto mais criativa a solução, maiores as chances de a redação ser bem avaliada. Dessa forma, é importante pensar em uma proposta inovadora, que não seja óbvia demais. Esse é o desafio!



SEGUNDO PASSO: vamos construir a redação




INTRODUÇÃO: (primeiro parágrafo da redação)




A introdução deve ter o seguinte:

>> Apresentação do tema
| >> O problema
>> A tese (é o que se pretende defender no texto)


Vejamos o exemplo:




>>> O tema é mobilidade urbana: vou colocar uma definição e explicar por que se trata de um problema.


(veja que já pensei sobre isso quando estava “entendendo o tema”)




>>> A tese é o que eu pretendo defender, é o objetivo do meu texto. Como estou fazendo uma redação “modelo ENEM”, vou apontar aqui para a solução do problema.


Atenção:

Não vou abordar a proposta de intervenção no primeiro parágrafo do texto, mas vou apontá-la como tese, como objetivo da redação. No final do texto vou desenvolver essa proposta e estabelecer uma ligação clara da conclusão com a introdução.
A ideia é a seguinte:
O tema da redação é um problema e meu objetivo é resolvê-lo.
(objetivo da redação = tese = solução para o problema).

Eu proponho uma solução, desenvolvo o texto explicando por que esse problema precisa ser solucionado e, no final, desenvolvo essa proposta e mostro como ela resolveria o problema.


>>> Voltando à redação sobre mobilidade urbana:


TESE



E preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade.




>>> Vejamos, então, o primeiro parágrafo inteiro:







>>> Observe que o parágrafo de introdução contém a apresentação do assunto, o problema e a tese.






DESENVOLVIMENTO: (no mínimo dois parágrafos)

É importante planejar o desenvolvimento do texto. Pense na relação entre os argumentos:


>> A ideia será somar os argumentos?

>> A ideia será contrapor argumentos: aspectos negativos e positivos, por exemplo?

>> Os argumentos serão as causas e as consequências do problema?





A relação entre os argumentos dependerá do tema. Há aqueles que permitem contraposição de ideias, outros não.



Vamos aplicar isso ao exemplo:




>>> Em relação ao tema “mobilidade urbana”, escolhi somar ideias que defendem minha tese:


TESE



E preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade.




>>> Para selecionar os argumentos, é possível fazer o seguinte raciocínio:

Eu pretendo defender a tese tal por causa disso (1) e por causa disso (2).
Disso (1) = argumento 1
Disso (2) = argumento 2
>>> Faço, então, o seguinte:
Pretendo defender a ideia de que é preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade por causa DISSO (1) e por causa DISSO (2).
DISSO (1) = falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de saúde.(argumento 1)

DISSO (2) = falta de transporte coletivo eficaz. (argumento 2)

>>> Vamos começar pelo argumento 1:




ARGUMENTO 1 = falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de saúde.

>> Vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento:

>> Veja que o foco principal do meu argumento é o excesso de veículos.
>> Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:

>> Para fechar o parágrafo, vou relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu texto:



Observação: você pode optar por expressões como "dessa forma", "nesse sentido", "assim", "portanto" etc para iniciar a frase que irá relacionar a tese ao argumento.


>>> Agora vamos desenvolver o argumento 2:



ARGUMENTO 2 = falta de transporte coletivo eficaz.
>> Novamente vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento:

>> Veja que o foco principal desse meu argumento é a ineficiência do transporte coletivo.
>> Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:

>> Para fechar o parágrafo, vamos relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu texto:



Observação: veja que a expressão "portanto" foi usada no início da frase que relaciona a tese a esse segundo argumento.
>>> É importante relacionar meus argumentos. Veja que eu estou somando ideias, por isso devo inserir uma expressão que explicite essa soma. No segundo parágrafo, posso iniciar o argumento com uma expressão como “além disso”:









CONCLUSÃO: (último parágrafo)


Volte ao tema/problema.
Apresente uma solução para o problema (proposta de intervenção).
Reafirme a tese apresentada na introdução.




Vejamos o exemplo:





>>> No último parágrafo eu volto ao problema da mobilidade urbana:





>>> Desenvolvimento da solução para o problema (proposta de intervenção)



>>> Reafirmação da tese:






Vejamos, agora, a redação completa:




Fonte:http://www.gramatiquice.com.br/2013/09/voudeixar-aqui-mais-uma-pequena-dica.html

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