SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Novas Idades, Novos Mares por Sylvio Do Amaral Schreiner


(Imagem de Vladimir, Born of the sea)

É muito comum acreditar que psicoterapia seja coisa apenas para gente jovem. Aqueles de mais idade, muitas vezes, ficam meio excluídos e de que nada adianta procurar significados novos pois têm a crença de que já viveram tudo e já resolveram tudo o que havia para ser resolvido. Grande engano, já que a vida sempre tem novos desafios a serem enfrentados.
Quem já conta com mais idade enfrenta desafios interessantes e que pedem por atenção. O corpo físico já não é mais o mesmo, muitos sonhos já foram realizados, outros esquecidos e outros abandonados. Parece que a vida se encaminha para um lugar sem graça e sem muitas expectativas. Não muitos anos atrás quem tinha certa idade se recolhia numa certa imobilidade. Hoje, graças aos muitos avanços tecnológicos, a vida se torna cada vez mais prolongada biologicamente e pede por uma renovação em como ela poder ser (bem) vivida.
Pessoas de mais idade poderiam, sim, se beneficiar e muito com uma boa psicoterapia. Ter mais idade pode proporcionar uma maior interiorização e uma capacidade de observação bem mais refinada. Fatores estes que são muito úteis numa psicoterapia. É frequente, aliás, perceber que pessoas mais maduras buscam a religião nessa idade e ao contrário de muitos que acham que isso seja só porque têm medo da morte, creio que é muito mais por serem capaz de olhar a vida com mais serenidade. Conseguem ter uma visão de mundo, que se bem aproveitada, os tornam muito mais experientes.
Mudar a própria vida para melhor é sempre um imperativo. A vida é preciosa demais para ser desperdiçada seja em qual idade for. E a evolução está sempre disponível para aqueles que se aventuram nesse caminho. Cada idade, é claro, pede por determinados tipos de crescimento e saber navegar nesses mares é altamente favorável. Cada idade pode ser vista como um mar diferente, com ondas e características distintas e se preparar para enfrentar e usufruir desse mar é sempre um bom negócio. Não importa se temos um ano ou 100, aprender a viver sempre será uma necessidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...