SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

QUEM COMPREENDE MELHOR AS EMOÇÕES DO PARCEIRO É MAIS FELIZ NO CASAMENTO


Você provavelmente já se sentiu frustrado quando seu parceiro não mostrou nenhuma reação ao ouvir uma novidade incrível contada por você. A decepção que você sente quando isso acontece pode ser explicada pela ciência: um novo estudo sugere que a satisfação em um relacionamento é influenciada por como cada membro do casal reage às boas notícias que o outro dá. Enquanto o apoio mútuo em momentos difíceis pode criar um desequilíbrio na relação – afinal, é comum se sentir em dívida com o outro nessas situações –, são as boas notícias que nos tornam realmente mais próximos do parceiro.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Rotman e da Universidade de Toronto, ambos no Canadá, examinaram os cérebros de 14 mulheres de 72 anos, todas casadas há cerca de 40 anos. No experimento, as senhoras assistiam a vídeos curtos, protagonizados pelos próprios maridos ou por desconhecidos, demonstrando emoções diferentes do que sugeria a legenda do vídeo. Se um dos maridos aparecesse na tela sorrindo, por exemplo, a legenda diria que ele estava pensando em uma situação triste que ambos viveram. Essa desconexão entre a imagem e a legenda tem um propósito: testar se a esposa entende os sentimentos do marido em um contexto que ela, pessoalmente, teria uma reação diferente, e se ela identificaria tão rápido a incongruência dessas emoções em um estranho.

A partir da experiência, os pesquisadores descobriram que a atividade geral do cérebro das participantes ficava mais acentuada (o que ocorre quando há maior processamento nervoso de emoções) quando seus maridosdemonstravam positividade, ou seja, emoções mais fáceis de serem compreendidas. Além disso, as voluntárias também responderam a um questionário sobre sua satisfação conjugal. De acordo com os acadêmicos, as mulheres que tiveram o maior nível de atividade geral no cérebro também mostraram ser mais felizes em seus relacionamentos em suas respostas ao teste.

Em resumo, conhecer bem as emoções do parceiro e como ele as demonstra – em especial as felizes – é sinal (ou seria um sintoma?) de uma relação duradoura. Saber se colocar no lugar do outro, mesmo quando não nos sentimos tão felizes ou tristes quanto ele, mostra que a comunicação de ambos é efetiva – e isso é fundamental em qualquer tipo de relacionamento.

Via Science of Us

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }