SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PALAVRAS DE VIDA E O CORAÇÃO, em pensamento do dia


"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lucas 6.45)

Assim como devemos ir regularmente ao médico para examinar o nosso coração, escutar suas batidas, aferir a pressão, fazer eletrocardiograma, teste ergométrico e ficar atento às orientações médicas, pois em alguns casos há a necessidade de alterar a dieta alimentar, fazer caminhadas e exercícios, também devemos cuidar do nosso coração "interior", pois é ele que determina o nosso falar e o nosso agir.

A Bíblia se refere ao coração como sendo o centro da mente, emoção e vontade e nos aconselha a guardar o nosso coração, porque dele procedem às fontes da vida. (Provérbios 4.23)

Uma excelente maneira de guardar o nosso coração é buscar orientação e conselho nas Escrituras Sagradas, pois Deus em sua infinita e imensurável sabedoria traz ensinamentos valiosos que auxiliam a nossa caminhada e nos guiam ao caminho correto levando-nos a produzir frutos de justiça.

Quando alguém passa a aplicar o coração em outras prioridades corre o risco de sair do caminho seguro que o Senhor idealizou para a sua vida, podendo acarretar consequências nada agradáveis na vida da própria pessoa e daquelas que a cercam.

Será que nossas palavras têm causado o bem ou o mal? Será que têm transmitido paz ou desavenças?

Tiago, o apóstolo, em sua carta, nos alerta sobre o uso da língua e enfatiza que este pequeno membro do nosso corpo é responsável por grandes desavenças. Tiago nos aconselha a ser "prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar". (Tiago 1.19)


A Bíblia narra uma história que traz à luz este assunto. É a história de Davi, Nabal e Abigail. (1 Samuel 25).

Nabal era casado com Abigail. Ele era muito rico e possuía um grande rebanho, mas tinha um defeito muito grande: era rude e grosseiro no seu falar e em suas atitudes. Davi, ao saber que Nabal estava tosquiando ovelhas, enviou dez jovens para cumprimentá-lo, pedir sua amizade e ajuda com mantimentos. Nabal respondeu grosseiramente aos jovens, gerando ira no coração de Davi, e somente não aconteceu uma tragédia porque Abigail agiu e falou com sabedoria com o rei, evitando desta forma consequências irreparáveis tanto para sua família como para Davi e seus homens.

A fala é um dos canais de comunicação mais importantes entre as pessoas, daí a necessidade de vigiar os pensamentos e buscar a sabedoria divina porque as palavras têm poder de vida e morte. (Provérbios 18.21a).

As palavras ditas sem sabedoria podem causar:
Destruição e morte (Eclesiastes 10.12b; Provérbios 12.6a).
Feridas profundas e esmagar o espírito. (Provérbios 12.18a; 15.4b)
Ira e hostilidade. (Provérbios 15.1b)

As palavras ditas com sabedoria podem trazer:
Paz, vida e livramentos. (Eclesiastes 10.12ª; Provérbios 12.6b; 15.1a; 15.4a).
Cura e saúde para o corpo e alma. (Provérbios 12.18b; 16.24)

As palavras transparecem e refletem o que está dentro do coração, daí a necessidade de cuidar bem do nosso interior e guardar no fundo do coração os ensinamentos de Deus.

Paulo também nos aconselha a colocar os nossos pensamentos em tudo o que é puro, verdadeiro e correto para que possamos usufruir da presença e da paz que vem de Deus. (Filipenses 4.8,9).

Que possamos compartilhar do bom tesouro que o Senhor no dá e transmitir vida, alegria e esperança através das nossas atitudes e palavras.

"Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser." (Provérbios 4.20-23).


Joacy Alcântara Cabral
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }