SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 31 de janeiro de 2016

"Organize a sua vida escolar no primeiro semestre e saia do sufoco" por Capricho

Dicas para você se concentrar e arrasar já no primeiro semestre.

Uma coisa é fato: deixar para resolver os perrengues e correr atrás de nota no segundo semestre do ano não é uma boa ideia. Acho que nunca foi, né? Por isso, separamos uma série de mandamentos para você não deixar as coisas para a última hora.

#1: não deixarás a lição de casa que pode fazer hoje para amanhã

Esse erro pode parecer inofensivo, mas as coisas podem se complicar caso ele persista por muito tempo. É que é cômodo você deixar a lição para mais tarde e ir deixando, deixando, deixando... Não caia nessa tentação, hein? Tente sempre fazer a lição de casa no mesmo dia que ela foi dada e antes de ser corrigida. Parece óbvio, mas muita gente "faz" a lição durante a correção. Nesse caso, as informações são bem menos absorvidas pelo cérebro.

#2: anotarás as observações importantes do professor ao invés de ficar no Twitter
Ai, é tentador, a gente sabe! Mas é exatamente por isso que devemos evitar dar aquela primeira olhada nesta e em outras redes sociais. De repente, quando a gente menos percebe, a aula chega ao fim e nós perdemos totalmente o assunto. Concentre-se em prestar atenção no que o professor diz e em anotar o que, eventualmente, achar importante. Muita coisa que nem está no livro pode cair na prova. Esteja preparada para depois não dizer que "nem vimos isso em classe!".

#3: estudarás um pouquinho por dia antes da prova e não apenas na noite anterior
Ahá! Passar a noite em claro, estudando para uma avaliação que acontece no dia seguinte é terrível! Além de você ficar cansada, não vai conseguir absorver nada. Nem decorar, viu? O mais indicado é estudar um pouquinho por dia, começando sete dias antes. Isso também ajuda caso a sua escola tenha aquela intensa semana de provas. Assim, você não acumula nada e vai estudando de pouquinho em pouquinho as matérias, sem cansar, sem virar noites em claro, sem desesperos, sem choros, sem dramas. Vai nessa!

#4: serás a rainha dos resumos pessoais
E já que estamos falando em provas... Resumos são ótimos para você fixar bem a matéria. Mas não estamos falando daqueles que encontramos na internet, de livros que você não está a fim de ler, hein? Os melhores resumos são aqueles que nós mesmas fazemos. Ou seja, você dá uma boa lida na matéria e depois, aos poucos, vai relendo novamente e anotando as informações mais importantes. No final, você pode focar totalmente no resumo e estudá-lo bem direitinho. Não vai ter pra ninguém!

#5: darás atenção redrobada àquelas matérias que tem mais dificuldade
Não tem jeito: ninguém aprende por osmose. Ou seja, não adianta nada assistir a todas aulas se você não revisar a matéria em casa e fazer as lições e os trabalhos. Principalmente, se você não tiver muita facilidade naquela disciplina. Não tenha vergonha de tirar as dúvidas em sala com o professor. A internet também é um lugar cheinho de conteúdos bacanas para você consultar. Só não vale começar a procrastinar e se distrair com o YouTube, ok?

#6: acharás saídas melhores do que depender da cola dos colegas

Um ditado popular diz que quem não cola, não sai da escola. Hmmmm... Será? Acredite, é muito mais tranquilo você se aplicar antes de uma avaliação e/ou trabalho do que depender da ajuda de última hora dos amigos. Sem contar que isso não é nem um pouco justo com aqueles que estudaram e fizeram tudo direitinho antes, né? Dependa exclusivamente de você. Combinado?

#7: terás uma marca-texto sempre à mão
Esse item é um verdadeiro melhor amigo! Se você ir grifando as partes mais importante do livro, por exemplo, vai economizar tempo na hora de fazer o resumo. Você também pode usar a caneta marca-texto para grifar as partes principais do resumão pré-prova, chamar a atenção para o prazo final do trabalho, ressaltar a lição de casa...

#8: passarás as anotações à limpo caso necessário
Sabe aqueles dias que você esquece o caderno em casa e precisa mendigar uma folha de papel com algum amigo? Jamais - nós falamos jamais - jogue essa folha solta na mochila ou a coloque depois no meio do caderno. As chances de você perdê-la são incontáveis; e uma informação importantíssima para a prova poderia, justamente, estar nela. Por isso, quando isso acontecer, passe a limpo as anotações no caderno e/ou fichário depois. Organização é importante.

#9: não desanimarás na primeira nota baixa
Se mesmo depois de seguir todos esses mandamentos, você tirar uma nota vermelha: respira e não pira! Não adianta nada desistir e já focar na recuperação. Você consegue virar esse jogo com muita dedicação!

#10: ficarás sempre acima da média
Chega de ficar fazendo aqueles cálculos mirabolantes no final do semestre para saber quanto ainda falta para você fechar o boletim. Mantendo as notas na média, ou um tantinho acima dela, você se livra desse desespero final. Afinal, você sabe que é só continuar assim para se sair bem!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...