SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quinoa: três receitas com o superalimento




A quinoa é um pseudocereal de alto valor nutritivo e um dos poucos grãos ricos em todos os aminoácidos essenciais para a construção das proteínas do corpo. Fácil de fazer e muito versátil, ela pode, quanto integrada na alimentação diária, unir saúde e paladar! Acostumado a usar a quinoa em suas receitas, o chef Thiago Medeiros, colaborador da S Simplesmente, apresenta três sugestões de receitas fáceis para preparar em casa. Confira a seguir!


Tabule de quinoa com castanha do Pará
Rendimento 4 porções

1 xícara de quinoa em grãos
2 xícaras de água ou caldo de legumes caseiro
Sumo de 1 limão tahiti
1 cebola cortada em cubos pequenos
4 tomates italianos em cubos pequenos
2 pepinos japonês em cubos pequenos
10 castanhas do Pará quebradas
Um punhado de salsinha e hortelã
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
Quanto baste de sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
Coloque duas xícaras de água para ferver numa panela e, então, adicione a quinoa. Quando levantar fervura novamente, abaixe o fogo e cozinhe-a com a panela semitampada por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 15 min. Coloque um fio de azeite e solte os grãos com um garfo.

Disponha a quinoa já cozida em uma travessa e tempere com azeite extra-virgem, limão, sal e pimenta-do-reino. Em seguida, adicione a cebola, o tomate e o pepino. Finalize com a salsinha picada e, finamente, as folhas de hortelã rasgadas na mão e as castanhas do Pará picadas na ponta da faca.


Salada de quinoa com abobrinha brasileira
Rendimento 4 porções

1 xícara de quinoa tricolor em grãos
2 xícara de caldo de legumes caseiro ou água
4 talos de alho poró
2 unidades de abobrinha brasileira
4 dentes de alho
1 cebola roxa
2 colheres de sopa de pimenta biquinho
1 maço de manjericão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher sopa de sal rosa do himalaia

Modo de Preparo
Coloque duas xícaras de água para ferver numa panela e então adicione a quinoa. Quando levantar fervura novamente, abaixe o fogo e cozinhe-a com a panela semi-tampada por 10 min. Desligue o fogo, tampe e deixe que descanse por mais 15 min.

Coloque um fio de azeite e solte os grãos com um garfo. Corte os talos de alho poró e passe-os rapidamente no azeite, em uma frigideira anti-aderente. Disponha a quinoa já cozinda em uma travessa e tempere com azeite, sal, manjericão e o alho poró refogado. Reserve.

Corte as abobrinhas em cubos pequenos e refogue em óleo de girassol com os dentes de alho picados finamente. Reserve. Corte as cebolas em meia luas e as pimentas biquinho ao meio. Numa travessa, junte a quinoa, a abobrinha, a cebola roxa e as pimentas biquinho. Ajuste o sal e sirva.


Salada de quinoa com beterraba
Rendimento 4 porções

1 xic de quinoa tricolor em grãos
2 xic de caldo de legumes caseiro ou água
2 beterrabas
2 pepinos japoneses
1 bulbo de erva-doce fresca
1 cebola comum
1/2 maço de salsinha
1 limão siciliano
2 colheres de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de óleo de abacate
1 colher sopa de sal rosa do himalaia

Modo de Preparo
Coloque duas xícaras de água para ferver numa panela e então adicione a quinoa. Quando levantar fervura novamente, abaixe o fogo e cozinhe-a com a panela semi-tampada por 10 min. Desligue o fogo, tampe e deixe que descanse por mais 15 min.

Quando pronta, coloque um fio de azeite e solte os grãos com um garfo. Suar rapidamente a cebola em cubos no azeite em uma frigideira antiaderente e reserve.

Disponha a quinoa já cozida em uma travessa e a tempere com azeite, limão, sal rosa, salsinha e adicione a cebola refogada. Reserve. Rale as beterrabas no ralo grosso e reserve.

Corte os pepinos e a erva-doce em meia luas e reserve. Numa travessa, junte a quinoa, a beterraba, pepino e erva-doce. Ajuste o tempero com sal e óleo de abacate e sirva.

Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...