SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Oscar Niemeyer: o maior arquiteto do Brasil


Retrato do arquiteto, que realizou cerca de 500 obras em 70 anos de carreira

No dia 5 de dezembro de 2012, há exatos três anos, falecia Oscar Niemeyer (1907-2012), o mais importante arquiteto do Brasil. Ele encerrou sua estadia na Terra deixando de presente um vasto legado (mais de 500 obras!), que ficará para a eternidade. A história de mais de cem anos começou no Rio de Janeiro, cidade onde Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu, e avançou repleta de conquistas memoráveis, que garantiram prestígio internacional ao arquiteto e o posicionaram como uma das figuras mais importantes no desenvolvimento da arquitetura moderna.

Compostos por linhas curvas inconfundíveis, seus desenhos deram luz a móveis, residências, museus, edifícios públicos e até mesmo a uma cidade inteira – mais precisamente a capital do nosso país. Para homenagear a poesia do seu traço e a força das suas ideias, certamente imortais, elegemos uma série de projetos icônicos do mestre modernista. Clique nos títulos a seguir para conferir as matérias completas.

Congresso Nacional (1957), em Brasília


Veja uma seleção com os projetos mais aplaudidos do arquiteto, como o Ministério da Educação e Saúde (1936), no Rio de Janeiro, os prédios de Brasília (1957), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1991), os edifícios do Parque Ibirapuera (1951) e o Edifício Copan (1951), ambos em São Paulo.
_____________________________________________________________________
A célebre Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, projeto de 1953

Niemeyer adaptou suas linhas curvas para o projeto de residências com plantas modernas. Vãos livres e integração aparecem como características principais das casas, assim como a abertura para o jardim. Veja a Casa das Canoas, a Casa Nara Mondadori e outras.
_____________________________________________________________________
O banco Marquesa é um dos móveis mais emblemáticos de Niemeyer

Um arquiteto completo. Além de projetar grandes construções, Niemeyer se dedicou ao desenho de móveis. Apesar de menos expressiva, essa face do seu trabalho resultou em ícones do design, como a chaise Rio e o banco Marquesa. Conheça a história dessas e de outras peças.
_____________________________________________________________________
Vista de um dos ambientes do seu escritório, que tem layout moderno e se abre à paisagem.

Niemeyer reformou o interior de uma unidade deste prédio residencial dos anos 1930, em Copacabana, a fim de transformá-la em seu apartamento-escritório. Ali, a mágica do seu ofício acontecia, com uma dose extra de inspiração vinda da panorâmica vista para a paisagem carioca.
_____________________________________________________________________
Pessoas conferem a cobertura do Palácio do Congresso Nacional no dia da inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960

Recentemente, imagens inéditas da construção da capital federal, registradas pelo fotógrafo Thomaz Farkas, foram compiladas em um livro e uma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Os resgistros revelam detalhes da monumental obra, a maior realizada por Niemeyer.
_____________________________________________________________________
Fotografia da série Obra, de Mauro Restiffe, que registrou o processo de restauro do edifício


Sede do Detran de São Paulo durante muito tempo, o edifício projetado por Oscar Niemeyer passou recentemente por um extenso restauro, que tratou de resgatar a potência da planta original idealizada pelo mestre. Hoje, o endereço é sede do Museu de Arte Contemporânea da USP.
_____________________________________________________________________
Detalhe da cobertura da marquise, no Parque Ibirapuera, em São Paulo


A icônica marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, passou por mais de dois anos de restauro até ser reaberta ao público, em 2012. Clique no título acima para ver o poético vídeo criado pelo fotógrafo Pedro Kok, que registra as curvas da estrutura e sua relação com o entorno.
_____________________________________________________________________
Vista aérea do parque do peão

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }