SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

NEBULOSAS E "NEBULAE"


Nebulosa é um fenômeno cósmico que tem o seu devido destaque por conta das belas imagens abstratas que acaba formando no espaço. Nesse sentido, um arista (também classificado como cientista maluco) resolveu criar projeções das nebulosas e, para isso, usou materiais acessíveis e muita criatividade.


Nebulosas são nuvens cósmicas compostas por poeira, hidrogênio e plasma. Se nos atermos às imagens criadas por elas, percebemos o efeito de que tudo está embaçado e bagunçado (já que não tem uma forma definida). É nesse sentido que vejo o caminho para o qual a minha vida me levou hoje: nada se define e tampouco é visto e entendido de maneira clara... nebuloso!

É engraçado como a arte consegue se encaixar quase que perfeitamente em cada sentimento que paira sobre nós, sejam eles alegres ou tristes. Levando em consideração esse "status vitae" no qual me encontro hoje - e, ao que tudo indica, por um bom tempo - acabei enxergando uma projeção da minha vida num projeto chamado "Nebulae", criado por um suíço chamado Fabian Oefner.

O artista se define como um “investigador curioso, fotógrafo e artista cujo trabalho fica entre o campo da arte e da ciência”, mas os críticos de arte acabam o classificando como “o artista da arte verdadeiramente contemporânea”.

Com projetos inusitados, e que possuem um toque de ciência, Oefner inova ao utilizar diversos recursos para criar as suas obras de arte. Para o projeto - que leva o nome de "Nebulae" - o fotógrafo/artista/investigador/cientista maluco utiliza fibra ótica, luzes coloridas, câmeras com alta resolução e uma programação especial para que o obturador capte a imagem desejada (que, no caso, é a composição dos movimentos das cores).







No site do artista você pode encontrar outros projetos pra lá de legais de autoria do artista.

Ainda considerando a reflexão acerca da nebulosidade das coisas, ouso dizer que, apesar de todas as lágrimas e indecisões que possam vir a surgir nas nossas vidas, há beleza, há cor e há um toque de esperança. É essa a arte de viver: tentar ver e, de fato, enxergar através das diversas nebulosas que somos destinados a vislumbrar.



© obvious

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...