SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

RONALDO FRAGA: ESTILISTA DE MEMÓRIAS E POESIA


Que a moda dos grandes circuítos como Paris, Milão, Londres e Nova Iorque é incrível, ninguém dúvida. Mas, temos que buscar em outros núcleos e olhar de uma forma mais apurada e demorada para enxergar grandes talentos que por aí existem. Ronaldo Fraga é um deles. Conhecido principalmente no Brasil, ele cria roupas cheias de toda a poesia que a moda de muitos outros estilistas já se esqueceu de carregar.

Mineiro de Belo Horizonte e dono de uma história muito simples, Fraga ficou órfão muito cedo e por isso foi criado juntos aos irmãos com outros parentes. Por este motivo, muitas vezes ele tinha que usar roupas emprestadas ou doadas. Uma simplicidade que ele carrega até hoje.
Ilustrações de Ronaldo Fraga em: Mary Poppins

Ele concluiu seus estudos de Moda em Minas Gerais e depois, após ganhar um concurso realizado pela Santista Têxtil, teve a oportunidade de estudar em uma das mais conceituadas escolas do mundo: Parsons School of Design, em Nova Iorque. Mais tarde, ele também aproveitou para realizar diversos cursos na Central Saint Martins, em Londres.

Foi em um de seus primeiros empregos, em uma loja de tecidos, que Ronaldo teve a oportunidade de começar a criar novos modelos para as clientes.

Sua primeira coleção marcante, chamada de “Eu amo coração de galinha”, foi convidada à participar do extinto Phytoervas Fashion, nos anos 90, oportunidade que faria com que se nome nunca mais fosse esquecido. O evento procurava incentivar a moda brasileira proporcionando um novo espaço para jovens estilistas que desejavam entrar no mercado e também abriu as portas para um evento muito maior que seria criado anos depois: o São Paulo Fashion Week.

Todas as criações de Ronaldo Fraga são cheias de poesia, carregadas de um gosto pelo lúdico que nos mergulha em memórias, folclore, ao mesmo tempo nos emociona e nos proporciona momentos de humor. Seu gosto por histórias e pela literatura brasileira é uma característica forte já muito conhecida pelos fashionistas de plantão.

Ilustrações de Ronaldo Fraga em: Mary Poppins

Por causa desse seu gosto por histórias ele escreveu algumas poesias e criou diversas ilustrações, é interessante ver sua personalidade em tudo que ele faz, como em seus livros: “ Caderno de roupas, memórias e croquis” e “Moda, Roupa e Tempo: Drummond Selecionado e Ilustrado por Ronaldo Fraga”. Suas ilustrações saíram do papel e também pode ser encontrados em objetos de decoração e quadros.

Desfile Ronaldo Fraga inspirado em Portinari - Coleção Folha Moda

Além disso, Fraga faz um trabalho muito bonito estudando e recuperando técnicas adormecidas que estão gradualmente desaparecendo do Brasil, como costuras e bordados. Seu empenho e amor para criar roupas que emocionem o público pode ser visto em cada detalhe de suas peças.

Sua dedicação à moda lhe proporcionou prêmios e convites para participar de diversas exposições, uma delas no conceituado Museu de Design de Londres, com a exposição “Designs of the year”.

Ronaldo Fraga é um daqueles artistas completos, que coloca amor e dedicação em tudo que cria. Ele nos mergulha numa linda história, a cada coleção, e nos tira o fôlego, permitindo que nos emocionemos e tenhamos esperança de que a moda ainda será linda e cheia de personalidade.

Desfile 2014/15 Ronaldo Fraga - Coleção Folha Moda



© obvious

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }