SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Lesões no corpo e na alma por Sylvio Schreiner



Infelizmente é muito comum encontrar pessoas, principalmente adolescentes, que praticam automutilações. A prática acontece quando o próprio sujeito perfura a pele com objetos cortantes, formando feridas dolorosas que se transformam em cicatrizes gritantes de um estado de mente que clama por ajuda. Mais frequente entre garotas - mas também presente nos garotos -, a automutilação é um sintoma de que algo vai muito mal.
Realizar tal ato parece fugir da lógica racional. Algumas pessoas podem se perguntar: “como assim alguém vai se machucar propositalmente?”. A mente tem outra lógica para funcionar que independe do raciocínio. O inconsciente, pedra angular da psicanálise, tem enorme influência sobre como vivemos e o que fazemos da nossa vida. Viver sem se dar conta do próprio inconsciente é sempre ineficaz e leva a um estado de espírito precário e empobrecido.
Quem se automutila pode fazê-lo por diversas razões que, para cada um, são pessoais. Porém, podemos pensar que esse hábito tem a ver com uma mente que ainda não se formou. O problema de não ter uma mente formada é que não há recursos para lidar com as frustrações da vida. Em vez de as frustrações serem sentidas na mente e nela serem elaboradas e resolvidas, o sujeito transforma a dor emocional que sente em uma dor corporal. Falta mente para dar conta dos processos mentais de maneira mais eficiente.

A pessoa que se automutila envergonha-se de seus atos, encobre-os com roupas compridas e arranja justificativas para o que faz consigo mesmo. Ao se automutilar, procura alívio para o que sente dentro de si e que não consegue tolerar. Só que esse alívio é muito caro e não chega a ser um alívio de fato, já que causa muitos transtornos e vergonhas.

Essas pessoas precisam de ajuda profissional para que encontrem oportunidades de conseguir expressar as suas dores e angústias de forma produtiva. Assim, poderão falar sobre o que sentem e achar meios eficientes de lidar com o sofrimento em vez de jogarem no corpo a terrível dor e angústia a que estão presas. A vida só se torna possível quando construímos uma mente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...