SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Gratidão e Riqueza" por Sylvio Schreiner


Há muitos anos, um homem estava sentado num barranco, numa calma contemplação, quando foi importunado por um mendigo da aldeia.

-“Onde está a pedra?”, perguntou o mendigo. “Preciso da pedra preciosa!”

O homem levantou os olhos na sua direção sorrindo. -“Que pedra procura?”
-“Tive um sonho”, continuou o mendigo, mal se acalmando para falar, -“e nesse sonho uma voz disse-me que se eu viesse ao barranco, encontraria um homem que me daria uma pedra preciosa que me salvaria da pobreza para sempre!”

O homem olhou pensativo, depois alcançou o seu saco e retirou um grande diamante.
-“Será esta a pedra?”, perguntou gentilmente. -“Encontrei-a pelo caminho. Se a quiser, pode ficar com ela.”

O mendigo nem podia acreditar na sua sorte, arrancou a pedra das mãos do homem e correu de volta para a aldeia, antes que ele mudasse de ideia.

Um ano mais tarde, o mendigo, já vestido com roupas de homem rico, regressou ao barranco à procura do seu benfeitor anônimo.
-“Está de volta, meu amigo!”, disse o homem, de novo sentado no seu local favorito, apreciando a paisagem. -“O que aconteceu?”

O mendigo curvou-se perante o homem.
-“Aconteceram-me muitas coisas maravilhosas por causa da pedra que tão graciosamente me ofereceu. Tornei-me rico, casei e arranjei casa. Posso hoje dar emprego a outros e fazer o que quero, quando quero e com quem quero.”

-“Então porque regressou?”, perguntou o homem.
-“Por favor”, disse o mendigo, “ensine-me tudo o que há dentro de si que lhe permitiu oferecer-me aquela pedra tão generosamente.”


A gratidão é um dos melhores sentimentos e estado de mente que devemos cultivar. A gratidão nos permite ser verdadeiramente ricos. A riqueza é muito mal compreendida. Muitos acham que se trata apenas das posses materiais e de sua quantidade. Enquanto que a verdadeira riqueza tem a ver com a capacidade de se olhar para vida com gratidão.
Ser grato implica ser rico por dentro. Só podemos dar aquilo que temos. Se temos boas condições de vida, uma mente eficiente que nos auxilia nessa jornada que é viver, podemos retribuir isso tudo a nossa volta. Nos relacionamos com o mundo da mesma forma que nos relacionamos conosco mesmo.

Por outro lado, quando não desenvolvemos uma mente rica não temos o que oferecer. Estamos pobres internamente e achamos que só temos que receber e ganhar. Muitas pessoas, ricas ou pobres financeiramente, vivem assim, sem gratidão nenhuma e sem nenhuma capacidade de compreender do que se trata a verdadeira riqueza.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }