SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Seres fantásticos inspiram exposição

Drops, de 2014, óleo sobre tela, 100 x 100 cm

Mitos do folclore brasileiro e linguagem de histórias em quadrinho tornam-se coloridas telas nas mãos do artista plástico Edu Cardoso. “Minha inspiração varia conforme o dia e as situações em que me encontro no momento da criação. Sou eclético no processo criativo: HQs de terror nacional dos anos 1980, ilustrações de livros de folclore, animações em 3D, boa música, cheiro de café... muitas coisas me inspiram”, explica o artista.
Os Antigos Inquilinos, de 2014, óleo sobre tela, 80 x 70 cm

Entre paisagens bucólicas e fundos estampados, como tecidos ou azulejos antigos, Edu reinventa a realidade de acordo com sua imaginação. Assim, figuras fantasiosas ganham vida. Definido como surrealismo pop, esse estilo parece resgatar fragmentos de sonhos, com contornos e características etéreas. “Esse movimento também é conhecido comolowbrow e nele posso criar livremente as imagens como se fossem histórias fantásticas, desenhar num formato estilizado como os quadrinistas e, ao mesmo tempo, manter a pintura clássica e poética dos velhos mestres”, define.

Menina de Véu Com Ninho, de 2015, técnica mista sobre placa, 72 x 56 cm

O público poderá conhecer parte de sua curiosa produção na galeria J. B. Goldenberg Escritório de Arte, que promove a exposição Passeio, com telas produzidas em óleo sobre tela, óleo sobre madeira e giz pastel. “Depois de comprar algumas obras dele em leilões, acabamos nos conhecendo em uma vernissage. Quando abri o escritório, o Edu foi um dos primeiros que convidei a entrar no time de artistas do catálogo, há alguns anos atrás”, conta o proprietário Jairo B. Goldenberg.
O Transporte Interdimensional, de 2015, óleo sobre tela (2015), 89 x 70 cm

Atuando no mercado das artes desde 2005, a galeria de Jairo mudou-se recentemente para um novo espaço no bairro de Higienópolis, em São Paulo. O lugar promove frequentemente exposições individuais e coletivas, algumas delas em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. “Nosso foco é a formação de novos colecionadores, então trabalhamos com artistas de várias vertentes: arte contemporânea, urbana, gravadores e escultores. Recentemente, começamos a formação de um núcleo defotografia. Obras de arte sobre papel tem destaque no acervo, acompanhando uma tendência de valorização artística desse material como suporte”, revela Jairo.

Passeio
Data: até 22 de agosto
Horário: de segunda a sexta, das 11 às 19h; sábado, das 11 às 16h
Local: J. B. Goldenberg Escritório de Arte
Endereço: Rua Tinhorão, 69, Higienópolis - São Paulo, SP
Entrada franca
Milagreiro, de 2014, óleo sobre tela, 80 x 60 cm
Seja, técnica mista sobre madeira, 47 x 32 cm
Sem título, grafite sobre papel, 40 x 24 cm
Passarinho, mista sobre papel, 40 x 24 cm
O Trem, mista sobre papel, 60 x 40 cm
Carranca, mista sobre madeira, 36 x 37 cm

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...