SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

"Crescer" por Sylvio do Amaral Schreiner



João e o Pé de Feijão é um conto infantil que demonstra que o bom uso da mente pode vencer a força. Na história João sobe pelo mágico pé de feijão até um reino dominado por um gigante que mantém fartas riquezas. O gigante é mau e quando descobre a presença do menino faz de tudo para destruí-lo. Só que isso não acontece porque João é esperto e apesar de ser fisicamente fraco comparado ao gigante conta com sua mente ágil que o permite utilizar de artimanhas para enfrentar e no fim vencer o gigante e ter como recompensa riquezas maravilhosas.
Esse conto pode ser entendido como é importante crescer e crescer aqui significa usar de todas as possibilidades da mente para enfrentar a vida e as dificuldades que ela certamente traz. O menino João no início era apenas uma criança e como tal se sentia indefeso e em muitas situações era vulnerável para enfrentar os percalços que surgiam em seu caminho. Todos nós nascemos indefesos, todos já estivemos ou até estamos na situação de João.
Porém assim como João também precisamos crescer. Apesar de inicialmente nos encontrarmos todos vulneráveis para muitas adversidades da vida se faz necessário que mudemos essa situação. Crescer, ao contrário do que alguns acreditam, não significa se tornar abrutalhado e passar como um trator em cima dos outros. Isso não é amadurecer, mas se embrutecer e tem mais a ver com fraqueza, pois todo ser embrutecido morre de medo das frustrações e de sofrer e se endurece como forma de defesa Funciona assim: já que tem medo do que pode enfrentar prefere se identificar com o gigante, ou seja, com aquele que bota medo nos outros. Só que quem se identifica com o gigante é fraco e não confia em sua própria mente.

Amadurecer de fato não é então se embrutecer, mas usar das experiências de vida para aprender. João aprendeu ao reconhecer os seus limites, mas não deixou que esses limites lhes deixassem imobilizado. Em vez disso criou maneiras de não ficar enfraquecido e com isso se tornou até mais poderoso que o gigante. Essa história também pode ser encontrada na Bíblia. O livro de Davi e Golias também carrega a ideia de que quando a mente e toda a sua potencialidade são usadas valem muito mais do que qualquer outra arma. Vencer gigantes nada mais é do que vencer nossa estupidez em favor de algo melhor e mais refinado. Essas histórias sobrevivem há séculos porque carregam verdades inspiradoras. Temos muito o que aprender com elas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }