SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 24 de maio de 2015

Qual é o certo: dia a dia ou dia-a-dia?



Editado por Talita Abrantes, de EXAME.com

No dia a dia é comum compartilharmos nossas experiências de trabalho em reuniões com os amigos e com a família. Ontem mesmo, no elevador, após ouvir claramente um comentário com esta expressão tão comum, pensei: dia a dia se escreve com ou sem hífen? Será que estamos atentos à escrita desta locução? Vamos entender melhor o uso, que é tão corriqueiro.

As expressões dia a dia e dia-a-dia, antes do Novo Acordo Ortográfico, eram diferenciadas pelo uso do hífen para destacar funções diferentes, logo: quando tinha função de substantivo, ou seja, sentido de cotidiano (usava-se hífen); quando tinha função de advérbio, ou seja, sentido de diariamente (usava-se sem hífen).

Exemplos:
O dia-a-dia do profissional do mundo corporativo é muito estressante. (substantivo)
Convivemos com muitos conflitos dia a dia na esfera corporativa. (advérbio)

Depois do Novo Acordo Ortográfico, temos a simplificação da utilização desta locução, conforme expressa a regra:

As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc.

Então, vejamos com os exemplos abaixo, como orações de sentidos diferentes devem ser expressas:

Verifique o dia a dia de sua gestão e certamente você terá mais aliados. (substantivo).
A equipe melhora dia a dia os seus resultados! (advérbio).

Bem mais fácil, não?




Reinaldo Passadori é CEO e fundador do Instituto Passadori – Educação Corporativ

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }