SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Coletânea de exercícios de colocação pronominal



Uma das dificuldades que os alunos têm quando se fala em domínio da norma culta refere-se à colocação pronominal. Numa de minhas aulas de Literatura, comentei algo sobre o poema Pronominais, de Oswald de Andrade. Você conhece?

Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

Treine a colocação pronominal e passe no concurso público.

Esse poema brinca um pouco com a liberdade que a linguagem do cotidiano permite em oposição ao engessamento da gramática normativa. No artigo de hoje, apresento uma coletânea de exercícios que fiz com meus alunos. Felizmente há a possibilidade, na minha escola, de usarmos o projetor diretamente naquelas lousas brancas. Isso facilita DEMAIS na hora de dimamizar a resolução dos exercícios. Projeto na lousa e risco por cima mesmo do texto. Os alunos também vão à frente para resolver os exercícios e, com isso, tenho visto o desenvolvimento deles de forma bastante satisfatória. Faça o mesmo se puder, com a lista abaixo. Ao final você verá o gabarito para conferir se está tudo certo.

Lista de exercícios sobre colocação pronominal

1. “O funcionário que se inscrever fará prova amanhã.”

Quanto à colocação do pronome no texto:

1. ocorre próclise em função de pronome relativo.
2. deveria ocorrer ênclise.
3. a mesóclise é impraticável.
4. tanto a ênclise quanto a próclise são aceitáveis.

a) Correta apenas a 1ª afirmativa.
b) Apenas a 2ª é correta.
c) São corretas a 1ª e 3ª.
d) A 4ª é a única correta.

2. O pronome está mal colocado na alternativa:
a) Lá, disseram-me que entrasse logo.
b) Aqui me disseram que saísse.
c) Posso ir, se me convidarem.
d) Irei, se quiserem-me.
e) Estou pronto. Chamem-me.

3. A frase em que há erro de colocação pronominal é:
a) Dize-me com quem andas, dir-te-ei quem és.
b) Quando a mamãe limpa a louça, ela o faz com muito cuidado.
c) É um prazer ouvi-lo falar.
d) Caberia-lhe, então, mostrar patriotismo e competência.
e) Mandou-me embora mais cedo.

4. Segundo a norma culta, a colocação do pronome pessoal destacado está incorreta em:
a) Companheiros, escutai-me”
b) Não nos iludamos, o jogo está feito.
c) Dir-se-ia que os amigos tinham prazer em falar difícil.
d) Queria convidá-lo a participar da festa.
e) Não entreguei-lhe a carta.

5. Marque a alternativa em que há erro quanto à colocação do pronome oblíquo átono:
a) Para Josefa, que encorajou-me a repertir estas histórias, ofereço este livro.
b) Pedro arriou o feixe de lenha, voltou-se para os filhos e sorriu.
c) Infelizmente, não lhe foi possível dominar as divagações.
d) As linhas irregulares da costura tumultuaram-se no avesso da roupa.
e) O esgotamento, confundindo-se com a fome, ia envolvendo o velho lenhador.

6. Observe as frases abaixo, analisando a colocação dos pronomes oblíquos:
I. Quando lembro-me de você, fico feliz.
II. Não me diga que a prova de Língua Portuguesa é hoje!
III. Em demorando-se a pagar, a duplicata irá a juízo.
IV. O pai esperava-a no aeroporto.
V. Vê-la-ia ao menos uma vez, após a briga?

Assinale a opção correta:

a) I, II, V
b) II, IV, V
c) III, IV, V
d) II, III, IV
e) I, III, V


Fonte:http://www.analisedetextos.com.br/2015/05/coletanea-de-exercicios-de-colocacao.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+analisedetextos+%28An%C3%A1lise+de+textos%29

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }