SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A abstração de Kandinsky no Rio


Mostra com grande acervo do artista abre no CCBB

Improvisação No 1, 1910, óleo sobre tela, Museu Estatal Russo

A partir do dia 27 de janeiro os cariocas terão a oportunidade de conhecer de perto as obras do precursor do abstracionismo nas artes. É a mostra Kandinsky: Tudo começa num ponto que chega ao CCBB do Rio de Janeiro depois de uma temporada de dois meses em Brasília.

Com mais de uma centena de obras e objetos, a exposição feita sob a curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky reúne peças vindas do Museu Estatal Russo de São Petersburgo e de outros sete museus russos, além das obras trazidas da Alemanha, da Áustria, da Inglaterra e da França. A coleção, que confronta as obras do artista com outros de suas época e com joias da arte popular do norte da Sibéria, traça uma linha do tempo que reconstrói seu universo criativo e explicita as referências iniciais. Emerge daí um Kandinsky que poucos conhecem no Ocidente.
O rio no outono, 1901-1903, óleo sobre compensado de madeira, Museu Estatal Russo.

Kandinsky: Tudo começa num ponto será dividida em cinco blocos. O primeiro deles resgata as raízes da obra do russo com a cultura popular de seu país; o segundo explora o universo espiritual xamanista do norte da Rússia; o terceiro conta a experiência do artista na Alemanha e com o grupo Der Blaue Reiter; o quarto revela o diálogo entre música e pintura através da amizade que ele teve com Schönberg e, finalmente, o quinto desbrava sua relação com seus contemporâneos.

“Ao selecionarmos obras para essa exposição, seguimos a biografia do artista até sua partida definitiva da Rússia, em 1922, e recorremos a suas memórias, artigos e catálogos, especialmente O Cavaleiro Azul e o Salão de Izdebsky. Isso ajuda a entender o contexto no qual se formou um artista plástico como ele", comenta Evgenia.

A mostra, que vem pela primeira vez para a América Latina, parte para Belo Horizonte em 18 de abril e depois para São Paulo, no dia 21 de julho, onde termina sua itinerância de quase um ano pelo país.

Kandinsky: Tudo começa num ponto
Data: de 27 de janeiro a 30 de março de 2015
Local: CCBB Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, RJ
Horário: de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Igreja Vermelha, 1901-1903, óleo sobre compensado de madeira, Museu Estatal Russo


Amazona com leões azuis, 1918, óleo sobre vidro, Museu Estatal Russo


O rio no verão, 1901-1903, óleo sobre compensado de madeira, Museu Estatal Russo


São Jorge, 1911, óleo sobre tela, Museu Estatal Russo


No branco, 1920, óleo sobre tela, Museu Estatal Russo


Outono, 1901-1903, óleo sobre compensado de madeira, Museu Estatal Russo


Murnau. Paisagem estival, 1909, estudo para o quadro Casas na montanha, óleo sobre cartão, Museu Estatal Russo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }