SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 8 de novembro de 2014

Saiba como serão as comemorações dos 25 anos de queda do Muro de Berlim


Berlim abrigará instalações com balões brancos em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim (foto: berlin.de / Divulgação)

No verão de 1961, os moradores de Berlim viram, da noite para o dia, barreiras serem “plantadas” bem na porta de casa.

Rolos de arames farpados e cruzamentos bloqueados, entre as Alemanhas Oriental e Ocidental, davam início a uma história de separação que duraria longos 28 anos, cujo símbolo maior seria o Muro de Berlim, construção erguida por soviéticos do Partido Socialista Unificado da Alemanha que pretendiam evitar a contaminação (política e ideológica) do vizinho ocidental.

E para comemorar os 25 anos da queda do muro, que teve seu início na noite do dia 9 de novembro de 1989, Berlim receberá uma instalação com milhares de balões brancos enchidos com gás hélio e que serão colocados lado a lado ao longo de um percurso de 12 km do centro da cidade, seguindo o antigo trajeto daquela construção.


Park am Nordbahnhof com instalação em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim (foto: berlin.de / Divulgação)

A obra, que começou a funcionar no dia 7 de novembro e passará pela Bernauer Straße, uma das ruas mais icônicas da época do muro, e seguirá pelo Berlin Wall Memorial, rio Spree (próximo a Reichstag), Portão de Brandemburgo, Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie e o bairro de Kreuzberg.

Em sete locais ao longo do antigo trajeto muro haverá postos de informação, passeios guiados, locais com vista panorâmica, venda de souvenirs e opções culinárias.


Berlim abrigará instalações com balões brancos em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim (foto: berlin.de / Divulgação)

Em painéis de vídeo serão exibidos filmes históricos da época da construção do muro até a sua queda, além de painéis com informações sobre os destinos individuais de pessoas que tentaram atravessar aquela fronteira ideológica.

Na parte da tarde e na noite do dia 9 de novembro será realizada no Portão de Brandemburgo uma festa popular com um concerto da Orquestra da cidade com o Coro da Ópera Estatal de Berlim, entre outras atrações.

No dia 9 de novembro, os balões serão soltos em cinco diferentes pontos da cidade como “símbolo de esperança por um mundo sem muros”.
Brasileiros podem se tornar padrinhos de balões – de forma real ou digital

Mais de 100 associações sem fins lucrativos, como clubes, empresas e a igreja, estão providenciando padrinhos de balões, cujas mensagens irão para o mundo real (e o virtual).

Todos os nomes e as histórias pessoais dos padrinhos de balões serão divulgados no sitewww.fallofthewall25.com.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }