SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 23 de novembro de 2014

Eleito um dos museus mais bonitos do mundo, o MON comemora 12 anos e já foi visitado por mais de dois milhões de pessoas


O MON foi destaque tanto em 2012 como em 2013 no ranking mundial das exposições mais visitadas, organizado anualmente pela revista inglesa The Art Newspaper: Acervo MON, Anders Als Immer, Zero, Violeta Franco, PR/BR, Ione Saldanha e Marc Ferrez pontuaram na lista.
Em 2014, foi eleito um dos 20 lugares mais bonitos do Brasil pela rede norte-americana de notícias CNN (Cable News Network).


Obra do artista curitibano Eloir Jr, em homenagem ao Museu Oscar Niemeyer
OLHAR POLACO
ACRILICA S/TELA 50X60 CM.
MUSEU OSCAR NIEMEYER - CURITIBA - PR.


O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em novembro de 2002, mas o projeto do prédio principal foi inaugurado em 1978. O projeto é do renomado arquiteto que deu o nome ao Museu, Oscar Niemeyer. Em 2001 o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no Museu. O prédio foi adaptado e ganhou um anexo, chamado popularmente de Olho.


O Museu possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. Como um dos mais importantes Museus em âmbito internacional, o MON se consolidou e se tornou rota de grandes exposições.


As mostras mais vistas no MON foram “Poty, de todos nós”, “Múltiplo Leminski” e “A magia de Escher”. A última registrou cerca de 200 mil visitantes e é considerada a mostra mais vista no MON até hoje. Já a mostra “Frida Kahlo, as suas fotografias” teve público recorde em sua itinerância mundial, que passou por México, Portugal e Estados Unidos.


Em 2013, o Museu recebeu mais de 340 mil visitantes, à frente dos 30 museus federais que compõem a rede do Ibram/MinC (Instituto Brasileiro de Museus). Em dezembro deste mesmo ano, o MON chegou à marca de 2 milhões de pessoas que visitaram a instituição desde o início da contagem, em 2003.


Rankings
O espaço foi eleito, em 2012, um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor - maior site de viagens do mundo - um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Além disso, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento que revela que 94% dos entrevistados qualificam o MON como ótimo ou bom, e que 98% pretendem voltar ao museu para uma nova visita.
O MON foi destaque tanto em 2012 como em 2013 no ranking mundial das exposições mais visitadas, organizado anualmente pela revista inglesa The Art Newspaper: Acervo MON, Anders Als Immer, Zero, Violeta Franco, PR/BR, Ione Saldanha e Marc Ferrez pontuaram na lista.
Em 2014, foi eleito um dos 20 lugares mais bonitos do Brasil pela rede norte-americana de notícias CNN (Cable News Network).

Neste sábado aconteceu a abertura da exposição

Abertura da mostra “Isolde Hötte, sua obra”

"“Isolde Hötte, sua obra” que pontua a trajetória desta pintora e ceramista paranaense (1902- 1994) é um projeto de longa duração ficará de seis a oito meses em cartaz.


Isolde Hötte (Curitiba, 1902-1994) fez parte da primeira geração dos discípulos deAlfredo Andersen (1860-1935), em que a crítica de arte Adalice Araújo chamou de “objetivismo visual”. Depois, se incluiu na geração que se formou em seguida, liderada por Guido Viaro (1897-1971) e que pode se inscrever numa tendência expressionista. O curador e crítico de arte Fernando Bini salienta que “o importante nesta exposição é o ressurgimento de uma obra plástica excepcional que foi feita aqui no Paraná e que continua até hoje desconhecida”.


Museu Oscar Niemeyer completa 12 anos com programação especial
Programação:
Entrega da obra da artista Carla Vendrami
Local: Pátio das Esculturas
Horário: 11 horas


Abertura da mostra “Isolde Hötte, sua obra”
Local: Sala de Referência do Acervo e Ação Educativa
Horário: 11 horas


Visita guiada na mostra “Histórias do Acervo MON – Em aberto”
Mediação: Estela Sandrini
Local: Salas 08 e 09
Horário: 14h


Avaliação aberta do Curso Técnico da Escola de Dança do Teatro Guaíra
Local: Vão- livre, na frente do Auditório Poty Lazzarotto
Horário: 15h


Visita guiada na mostra “Frida Kahlo – As Suas Fotografias”
Mediação: Maria José Justino
Local: Sala 03
Horário: 16h


Serviço
Aniversário do MON
Data: 22 de novembro de 2014
Entrada gratuita
Horário: 10h às 18h
Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }