SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 20 de julho de 2014

Futurismo orgânico na Serpentine Gallery


Pavilhão de Smiljan Radić brinca com contrastes




Um enorme rochedo parece ter aterrissado no Kensington Gardens, em Londres. De longe, sua superfície áspera sugere uma estrutura pesada. Mas, quando chega o crepúsculo, a caverna se torna translúcida. A iluminação quente do interior atravessa suas paredes que, um olhar mais cuidadoso revela, têm apenas 1 cm de espessura.

A estrutura é, na verdade, o aguardadopavilhão de verão da Serpentine Gallery. Nos últimos 14 anos, a galeria comissionou artistas e arquitetos a desenharem uma estrutura temporária experimental para o parque. Já assinaram o design pessoas comoOscar Niemeyer, Zaha Hadid e Frank Gehry. Quem cria o pavilhão deste ano é o chileno Smiljan Radić - um arquiteto bem menos conhecido, mas nem por isso pouco original.

Radić brinca com contrastes na sua construção. A delicada casca de fibra de vidro equilibra-se sobre enormes pedras brutas. Não há superfícies polidas ou regulares no interior. No exterior, no entanto, emerge uma janela quadrada de metal. Quem anda por dentro descobre que o prédio é um tubo elevado do chão - dando ao visitante a sensação de que entrou em uma edifício flutuante.

"O pavilhão é parte da história das construções pequenas e românticas vistas em paques ou grandes jardins, os chamados follies", conta Radić. Os prédios, miniaturas de castelos, templos orientais ou palácios decorativos, eram tradição entre os séculos 16 e 19. Complementavam o paisagismo e davam aos visitantes uma experiência arquitetônica incomum.

Os diretores da galeria, Julia Peyton-Jones e Hans Ulrich Obrist, conheceram o trabalho do profissional na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2011. "Radić é um protagonista-chave de uma incrível explosão arquitetônica no Chile. Ao mesmo tempo em que enigmaticamente arcaico, seu design para o pavilhão também parece futurista, como um casulo espacial que descansa em um espaço neolítico", afirma a dupla.






















Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }