SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 1 de junho de 2014

Dino Valls: o Pintor Médico ou o Médico Pintor?



"Collectio" 
óleo / madeira 
35 x 35 cm. 
2.011




Dino Valls é um pintor espanhol, nascido em 1959, em Zaragoza. Depois de completar a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia em 1982, Valls passou a dedicar-se em tempo integral à pintura. Como um dos representantes espanhóis da vanguarda da arte figurativa, o trabalho de Valls mostra a forte influência dos mestres do passado e seus estudos sobre o ser humano. 
Ele nunca praticou a Medicina, entretanto, sua formação médica é evidenciada em seu trabalho, fato que pode ser observado na anatomia de seus corpos, nas referências à patologias e nos equipamentos médicos que aparecem em sua obra.


Leia a seguir o trecho de uma entrevista com o pintor:


Qual foi a sua mais antiga influência?
Comecei a visitar exposições e museus na minha cidade, ver livros de arte ... Eu não tinha professor, por isso a minha referência tem sido toda a História da Arte, extraindo o que é a essência comum da expressão artística ao longo de toda a história da humanidade. E sobre o conteúdo conceitual do meu trabalho, a psicologia profunda e a psicologia analítica junguiana.
Que conselho você daria para outros que desejam aprender por conta própria?
É muito difícil, você precisa de muita auto-disciplina, e ser muito crítico. E estar convencido de que ninguém é "autodidata". É absolutamente necessário para aprender como outros mestres fizeram, e, desta forma, até o momento em que você sente que tem um controle completo da técnica, de modo que lhe permite adaptar ou modificar seu conhecimento para sua própria maneira de trabalhar. A única vantagem que eu vejo é evitar a influência forte e persuasiva de um único professor, num momento em que você ainda não formou a sua própria personalidade artística.
"De Profundis" 
óleo / tela 
92 x 73 cm. 
1.989

Você também tem uma licenciatura em Medicina e Cirurgia. Será que a formação e o conhecimento de anatomia em particular ajudou em seu trabalho de pintura?
É claro que o conhecimento da estrutura profunda do corpo humano é muito útil para a minha pintura, mas acho que há outros elementos nos estudos da Medicina mais importante para o meu trabalho, especialmente nos conteúdos criativos ou conceituais.
O que as pessoas ao seu redor pensam sobre sua decisão de ser um artista, em oposição ao campo da Medicina?
Durante a minha carreira, eu também pintei muito, e comecei a mostrar os meus trabalhos em algumas exposições colectivas, tendo recebido uma resposta muito boa, ganhando alguns prêmios, e sendo chamado por galerias de Madrid para preparar exposições individuais. Mesmo assim, eu queria terminar meus estudos e só depois de receber a minha licenciatura, decidi trabalhar só como pintor, e não como um médico. Minha família e amigos de confiança apoiaram a minha decisão, devido à esses primeiros sucessos e também pela minha personagem sensível e determinação prudente, embora sempre pensaram que a Medicina perdeu um cirurgião dedicado ...

"De Proportione"
óleo/tela
31x25 cm 
2010

Alguns de seus trabalhos parecem apresentam o mesmo modelo. Por que você gosta de trabalhar com esse assunto em particular?
Os personagens que eu pinto são imaginários e pessoas que encarnam alguns arquétipos do inconsciente idealizado. Todos eles têm uma semelhança, porque eles são inventados. Eu nunca utilizei modelos reais. Minha capacidade de conseguir uma verossimilhança adequada, é claro tem aumentado durante os anos de trabalho, mas a minha decisão foi por não utilizar modelos reais,fato que me permitiu criar mais facilmente mundos imaginário, e projetar mais diretamente um conteúdo interior profundo. O que é muito mais difícil se você tem que procurar e encontrar modelos reais e configurações.

Fonte:http://belasartesmedicas.blogspot.com.br/2014/06/dino-valls-o-pintor-medico-ou-o-medico.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }