SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 6 de abril de 2014

VANDANA SHIVA: AS MULHERES E A CONSTRUÇÃO DO NOVO MUNDO


Qual o poder das mulheres no mundo contemporâneo? Existe diferença entre o poder masculino e o feminino ou são iguais? Teriam as mulheres um conhecimento exclusivo? Se sim, qual o papel de tal sabedoria para a sociedade atual?



O Fronteiras do Pensamento traz uma entrevista exclusiva com uma das mulheres mais inspiradoras da atualidade. Vandana Shiva, Ph.D. em filosofia e ativista Indiana pelo meio ambiente, acredita que a diferença entre poder masculino e feminino não apenas existe, mas como é maior do que pensávamos. Para Vandana, as mulheres são experts em vida e isso porque foram elas, ao longo da história, as encarregadas das tarefas relacionadas à reprodução da vida. Enquanto o poder masculino é embasado na separação da natureza e dos próprios homens, são as mulheres que acumularam conhecimento sobre sementes, água, comida, solo e, claro, sobre a geração da vida e a criação das crianças. É por isso, argumenta Vandana, que as mulheres são cruciais na contemporaneidade: porque estamos frente a um futuro que precisa aprender a se reconectar com a vida.



Uma das maiores inimigas das empresas de biotecnologia, Vandana tem dedicado sua história à proteção das sementes. Presente na lista Top 100 mulheres ativistas, do jornal britânico The Guardian, é mundialmente reconhecida como figura de destaque no movimento antiglobalização. Em entrevista exclusiva ao Fronteiras do Pensamento, Vandana Shiva defende que o poder masculino sabe muito como lucrar, mas é hora do poder feminino ensinar a viver.

Confira um trecho da entrevista: "Ao longo do tempo, passamos por processos que separaram os homens da vida. Por privilégio, interessantemente, os homens ganharam poder(,) mas, esse poder se deu através de separação. Separação da natureza, separação deles mesmos, separação da família e da comunidade. Porque as mulheres foram deixadas para cuidar do sustento, da vida, das crianças, de buscar água, buscar combustível, cozinhar(...). As mulheres continuaram a ser relacionadas com a vida. E isso não era chamado de trabalho, "as mulheres não trabalham", foi dito. Mas, esse era o verdadeiro trabalho de manter(,) e reproduzir a vida. E com a tarefa de realizar essas centenas de trabalhos, as mulheres se tornaram experts multifuncionais. Elas se tornaram experts em água, sementes, comida, solo, dar à luz, bebês, etc."



As mulheres, através da vida, desenvolveram expertise. E é por isso que digo: no que se refere à vida, as mulheres são experts. Não porque nossos genes e biologia nos fazem assim (.), mas porque nos deixarem para cuidar do sustento da vida nos fez especialistas para construir uma ponte para o futuro, onde teremos que voltar à vida, às considerações de como manter a vida neste planeta. Essa sutilidade é o que as mulheres foram capazes de nutrir e continuar. E agora é hora de as mulheres redistribuírem isso à sociedade. É por isso que em Navdanya temos uma Universidade das Avós. Porque cremos que nossas avós têm o melhor conhecimento para o futuro. Mas, como saber o que é necessário para viver neste planeta? Não para lucrar, não para ganhar mais dinheiro, mas sim para viver.

O Fronteiras do Pensamento tem uma longa jornada ligada à ecologia, não apenas pelas parcerias que desenvolveu ao longo dos anos, mas como pelos convidados, teóricos e ativistas em todos os projetos ligados ao Fronteiras. Na temporada deste ano, em Porto Alegre e São Paulo, o Fronteiras do Pensamento recebe Gro Harlem Brundtland. Ex-Primeira-Ministra da Noruega, a diplomata e médica cunhou o termo "desenvolvimento sustentável e liderou a comissão que apresentou o relatório "O nosso futuro comum", que serviu de base para a Eco-92 e que introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável nas discussões sobre preservação ambiental pelo mundo. Atualmente, Gro é Enviada Especial para as Alterações Climáticas da ONU, sendo responsável por dialogar com governos e instituições para administrar as resoluções do Protocolo de Kyoto.

Gro é uma das oito personalidades que discutem "Ideias para reinventar o mundo" no Fronteiras do Pensamento 2014. A proposta desta temporada é apresentar inovações e recentes pesquisas na área da ciência, do urbanismo e da ecologia e refletir sobre o impacto presente e futuro das novas formas de enfrentar a contemporaneidade. Líderes mundiais de campos como cosmologia, física, literatura e ética prática convidam o público a compreender a complexidade do presente e a propor novos questionamentos para novos tempos. Conheça os conferencistas do seminário internacional, os valores do pacote de ingressos, locais e horários. Faça sua inscrição para esta temporada do Fronteiras do Pensamento 2014:

- Porto Alegre: www.fronteiras.com/poa - São Paulo: www.fronteiras.com/sp



© obvious: http://obviousmag.org/sphere/2014/04/vandana-shiva-as-mulheres-e-a-construcao-do-novo-mundo.html?utm_source=obvious&utm_medium=web&utm_campaign=OB7_sidebar_mais_populares#ixzz2y7xIgRxO

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }