SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 13 de abril de 2014

Traços em um muro repressor


Howard Griffin Gallery abre expo sobre Thierry Noir



Thierry Noir queria realizar um ato revolucionário: pintar o Muro de Berlim. O objetivo era transformá-lo, torná-lo ridículo, e, finalmente, ajudar a destruí-lo. O fim da muralha que separava duas Alemanhas é conhecido, mas a trajetória do artista que, à sua maneira, ajudou a derrubar este símbolo de segregação, somente agora é exposta em sua totalidade ao público.

Há sete dias foi aberta a mostra do artista na Howard Griffin Gallery, em Londres, na Inglaterra. A retrospectiva inclui trechos da história percorrida por Noir que, nascido em Lyon, França em 1958, chegou a Berlin em 1982, carregando apenas uma mala e vendendo ilustrações em restaurantes para sobreviver. "Thierry Noir: A Retrospective ", realizada no ano do 25 º aniversário da queda do Muro de Berlim, é a primeira exposição solo de Noir e também sua retrospectiva.

Na primeira mostra individual do artista estão expostos trabalhos originais, fotografias, entrevistas e filmes, justapondo o velho e o novo num destaque para a contribuição de Noir para a sociedade. O trabalho do artista é uma reação ao seu ambiente, seus monstros são uma metáfora para a própria parede, cada um relativo a suas experiências e sentimentos.


Um dia, em 1984, Noir começou espontaneamente a pintar o Muro e continuou a fazê-lo todos os dias por cinco anos com qualquer tinta que pudesse encontrar. Noiris é comparado ao contemporâneo de Nova York, o artista pop Keith Haring, nascido em 1958 e que também começou sua carreira nas ruas.

Seus enormes murais em cores vivas representavam uma resposta pessoal para o ambiente opressivo, e ele encontrou-se em um monumento político pungente, que é tão relevante no século 21 como foi durante a Guerra Fria.

Thierry Noir: A Retrospective

Local: Howard Griffin Gallery
Endereço: 189 Shoreditch High St, London, E1 6HU
Data: até 5 de maio
Horário: de quarta a domingo, das 12h às 20h












Thierry Noir (Foto: Divulgação)




































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }