SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PORTINARI MOCHILEIRO: ANDANÇAS DO PROJETO PORTINARI PELO BRASIL


Você já apreciou alguma obra de Candido Portinari?
Se a resposta foi não, fique atento, o Projeto Portinari é uma iniciativa que leva a Arte deste fantástico ser humano para muitos lugares do Brasil. A sua cidade já pode ter sido inundada pela beleza das obras dele ou está quase fazendo parte dos mais privilegiados espaços desse universo.

Portinari. A última ceia. Pintura à óleo/tela. 96 x 130cm

O Projeto Portinari nasceu em 1979, através de João Candido Portinari, isso mesmo, o filho do mestre. O objetivo deste projeto é oferecer a identidade e a memória nacional para os brasileiros, afinal entre Brasil e Candido existe (um artista nunca morre) íntima relação. Portinari retrata, recria e revive o Brasil. Não esquecendo a ação sociocultural que as obras oferecem e os mais de 50 profissionais que fizeram e fazem o projeto acontecer.

 
Portinari. Retrato de João Candido com cavalo.
Pintura à óleo/tela.100 x 81 cm

O Projeto já possui os seguintes resultados: Levantamento de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras atribuídos ao pintor, assim como de mais de 25 mil documentos sobre sua obra, sua vida e sua época; pesquisa da autenticidade das obras (“Projeto Pincelada”); processamento digital das imagens; organização do arquivo de correspondência (mais de 6 mil cartas) e do acervo de fotografias históricas, filmes e recortes de mais de 10 mil periódicos, livros, monografias, textos e memorabilia ; registro de mais de 70 depoimentos de artistas, intelectuais, políticos, amigos e parentes de Portinari, totalizando mais de 130 horas gravadas (“Programa de História Oral”); publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira publicação dessa natureza em toda a América Latina. Fonte: Site oficial do Projeto Portinari

 
Arquivo fotográfico de referências históricas. 
Portinari e seus pincéis.

E se alguns não acreditam que Museu/Arte não tem nada haver com Educação, o Projeto mostra que não é bem por aí. O Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social apresenta projetos de ensino-aprendizagem associados às obras de Portinari, oportunizando aos estudantes adentrar na magnífica Arte do mestre. Isto é tão significativo para mim, pois, trabalho com Arte/Literatura nas escolas públicas, e sinto a necessidade que os alunos possuem em conhecer e criar obras de arte.

 
Portinari. Denise com carneiro branco. pintura à óleo/madeira.
 61 x 50 cm.

Deve-se ressaltar que o projeto leva às cidades algumas réplicas ou originais das obras do autor. As exposições são organizadas de acordo com suas temáticas. Entre as cidades que já foram contempladas, estão: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza...E, vôos internacionais estão sendo planejados.

Como amante das Artes Visuais, tive a feliz oportunidade de visitar a exposição Guerra e Paz em Belo Horizonte. Foi uma das melhores experiências vividas por mim, tudo que se encontrava ali era um pedaço da vida de Portinari: Pinturas, Gravuras, objetos do autor que o ajudavam na produção de sua arte, homenagens de outros artistas a Portinari – através de esculturas, frases... – me emocionar não foi difícil. Por fim, aconselho você a conhecer une petit parte da vida de Portinari. Creio, não se arrependerá!



Se você se interessa mais pela vida e obra de Candido Portinari e também pelo projeto, acesse:

Sites: http://www.portinari.org.br http://www.guerraepaz.org.br/#/home

Twitter: https://twitter.com/projportinari

Youtube: http://www.youtube.com/projetoportinari

© obvious

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...