SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ILOVEPLAYMO: UMA VIAGEM NOSTÁLGICA.


Quando olhamos velhos brinquedos, às vezes, sentimos aquele aperto bom no peito. Dá aquela saudade da infância, dos bons momentos que tínhamos, sem preocupações com os pormenores da vida adulta. Relembrar essa fase causa um certo prazer, e é como se pudéssemos voltar no tempo. Para os fãs de Playmobil, essa é uma boa chance de fazer uma viagem nostálgica. Conheça o projeto iloveplaymo.

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

Para manter intacta a sensação de nostalgia da infância, muita gente acaba guardando brinquedos que remetem a essa fase gostosa da vida. Foi esse o caso da psicóloga Maria Moysés, que trouxe de lá seu apego pelos bonecos Playmobil. “Na infância tive contato com os playmobil do meu irmão. Já adulta, quando descobri que a Estrela ia parar de fabricar no Brasil, comecei a comprar todos que eu via”, conta Maria. Hoje ela tem mais de 700 bonecos em sua coleção, fora os acessórios, bichos e cenários.

A ideia de fotografar os bonecos em cenários começou de forma despretensiosa. Em outubro de 2010, quando fez suas primeiras fotos em praias cariocas, ela não imaginava que sua ideia fosse dar certo. Em 2011, lançou oficialmente o projeto iloveplaymo, e hoje tem mais de 100 mil seguidores no seu perfil no Instagram.

Além de já ter sido matéria em revistas, jornais e ser reconhecida em festivais de fotografia por fãs, Maria também chamou atenção da empresa alemã que fabrica o brinquedo. “Quando entrei em contato com a Playmobil, a gerente das redes sociais, Anna Ermann disse que já me conheciam , que me seguiam e adoravam. Eles já publicaram fotos minhas na página da empresa no Facebook”, diz.

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

A fotógrafa aproveita datas comemorativas como Dia dos Namorados, por exemplo, para criar suas composições. As fotos, que não recebem nenhum tipo de tratamento gráfico, apenas os filtros do próprio Instagram, geralmente levam em torno de meia hora para serem produzidas. Para dar uma força na produção, ela conta com a ajuda da amiga Patrícia Teixeira, que virou uma espécie de assistente de produção. No perfil do Instagram do iloveplaymo já tem cerca de 311 fotos publicadas, todas feitas com muito esforço, carinho e dedicação das duas.

Para tornar a experiência ainda mais rica e manter a inspiração em alta, em todas as viagens que faz Maria leva consigo alguns de seus bonecos na mala. E aproveita cada cenário para fazer novas composições. “No Forte de Copacabana tinha uma área restrita e eu pulei a corrente para ir lá embaixo, perto do mar”, diz. A fim de manter a coleção completa, além dos bonecos que compra em viagens, Maria quase sempre ganha um novo de algum amigo ou familiar. Ela também mantém contato com outros fornecedores através do Fórum Playbrasilmobil. Esse contato acaba gerando uma troca bacana de informações, onde são descobertas peculiaridades, curiosidades e afinidades.

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

No início de 2013, Maria esteve na Alemanha, na cidade Playmobil. Para ela, foram dias inesquecíveis, onde conheceu a fábrica, o funpark e a parte administrativa. Em 2014, a Playmobil completará 40 anos e Maria foi convidada para participar da Exposição Comemorativa que está acontecendo em Speyer, na Alemanha. Para quem quiser dar uma olhada no que está rolando por lá, acesse aqui.

Apesar de todo o sucesso de suas fotos, Maria se considera uma fotógrafa amadora e não tem pretensões comerciais com seu projeto, apenas pretende manter seu trabalho essencialmente no âmbito artístico. O iloveplaymo é para ela um resgate da memória afetiva da infância, o qual permite que muitas pessoas possam encontrar em suas fotos as boas lembranças que deixaram para trás, guardadas no baú da vida adulta. “De dez recados que recebo, seis são nostálgicos. Dizem ‘já tive esse’ ou ‘voltei à infância’. É um brinquedo que traz boas lembranças e o projeto fica delicado, gostoso de ver, leve”, finaliza.

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

Acesse o Instagram do iloveplaymo e não perca mais nenhuma das aventuras criadas por Maria Moysés e sua trupe Playmobil. Quem quiser trocar ideias com a fotógrafa pode mandar um e-mail para ela no iloveplaymo@yahoo.com. Visite também a página no Facebook, o Tumblr e o Flickr do projeto.

Agradecimentos especiais a Maria Moyses pela gentileza em ceder as informações e as fotos do projeto.

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".

© Maria Moysés, "iloveplaymo".




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...