SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Casa com arte, é claro. E design também


Organizadora da ArtRio cerca-se de peças de valor



O edifício dos anos 1950 se destaca na rua. Erguido sobre pilotis, revestido de pastilhas de vidro esverdeadas e castanhas, é de autoria do conhecido arquiteto carioca Marcello Fragelli e tem nome musical: Johannes Brahms. Ali, Brenda Valansi está a um passo do mar do Arpoador, um dos cantos de praia mais belos do Rio de Janeiro, e na mesma rua em que vivem o pai, a avó, o tio e o irmão. Motivos mais do que suficientes para a escolha do apartamento pela moradora, uma das organizadoras da ArtRio – feira de arte realizada há três anos no Pier Mauá e que, em setembro deste ano, reuniu as principais galerias do Brasil, dos Estados Unidos e de outros 13 países.

No período que passou em Nova York, entre 2002 e 2003, recém-formada em veterinária, Brenda repensou a vida. Encantada com o ambiente artístico local, decidiu que na volta ao Rio estudaria na EAV Parque Lage e se tornaria artista plástica. “Depois de cinco anos veio a ideia da feira. Deixei de produzir arte para mostrar arte.”

Apesar de adorar bichos – tem a buldogue francês Dorinha e a papagaia D. Elsa – Brenda, com a amiga Elisangela Valadares, fundou a BEX, empresa de produção de eventos. “O B é de Brenda, o E de Elisangela e o X é para multiplicar”, esclarece ela, que hoje tem mais dois sócios, todos exclusivamente dedicados à ArtRio, que “vai muito bem, obrigada”, segundo ela, e deve crescer. “Acreditamos que há um grande mercado entre pessoas que não têm acesso à arte e que, se forem impactadas, passarão a ser consumidoras”.


Embora viaje constantemente para conhecer galerias e visitar feiras pelo mundo, Brenda adora ficar e receber amigos em casa, onde mora com a filha de cinco anos. Com a ajuda da decoradora Mariana Halpern, acomodou no apartamento as peças assinadas por Joaquim Tenreiro que ganhou do pai: a estante, a mesa de jantar, as cadeiras e o móvel usado como bar. Também foram presente dele as poltronas de Sergio Rodrigues. A mesa branca diante do sofá, da Ovo, a poltrona de acrílico e vime, dos Irmãos Campana, e a mesa lateral de tronco dão um toque contemporâneo ao décor basicamente modernista.

Nas paredes, estão as obras de arte que, “no embalo da ArtRio,” vem colecionando. Não importa a nacionalidade do artista. Para Brenda, o importante é que a obra lhe seja agradável. Assim, aponta as criações de Rodrigo Andrade, Eduardo Stupía, Cristina Canale, Eduardo Berliner, Lucia Laguna, Mauro Espíndola, Renan Cepeda e Fred Tomaselli. Se esquece um nome, recorre ao laptop, onde tem tudo catalogado. Entusiasmada, mostra àCasa Vogue suas aquisições mais recentes: uma aquarela do alemão Norbert Bisky, duas pinturas da americana Sadie Benning e o trabalho feito pelo britânico Peter Liversidge especialmente para a feira que comanda. A ArtRio 2013 acaba de encerrar e Brenda Valansi já está pronta para 2014.
















Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }